quinta-feira, 11 de outubro de 2007

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2007

Doris Lessing (n.1919), amiga de gatos, como eu.
gatos selvagens, bravos, indesejados, gatos sarnentos e zarolhos e estropiados e aleijados, gatos criaturas da noite, gatos amigos da escuridão. gatos nas casas dos amigos, gatos nas lojas, gatos nas quintas, gatos nas ruas, gatos nos muros, gatos na memória, como aquela doce e ronronante criatura cinzento azulado que para mim era o gato, o gato, insubstituível. velho gato urbano, gato gentil, gato sem pretensões, gato nada bonito, com uma orelha rasgada, aguentando o inverno, gato digno, gato das sombras, gato da meia-noite, agradecido, fazendo pela vida, desencorajado, desanimado, pedinchando, labutando para ser um gato limpo e civilizado. gato de cozinha, gato com direitos, dizendo-nos a sua gratidão, lembrando desventuras, gato insultado, injuriado, fazendo sentir-se junto dos aquecidos, gato indomável, prudente, paciente, gato pensante, gato marginal. chiu, gato. gatinho esfomeado, ronronando com uma vózinha trémula, rouca e áspera, gatinho pesadote e desengonçado, espreguiçando-se, gatinho comilão, curioso, dormindo muito, gatinhos por todo o lado, por baixo dos pés, nas mesas, gatinhos nas cadeiras, nos parapeitos, gatinhos escavacando as mobílias. gatinhos engraçados, devotados, obedientes, minúsculos gatinhos imitando a mamã. gatinhos, chuvas de gatinhos, invasões de gatinhos. As pessoas que nos visitam dizem: o que aconteceu àquele gatinho amoroso? Qual gatinho.
Doris Lessing in Gatos e Mais Gatos ( tradução de Maria Isabel Barreno, desenhos de Luis Manuel Gaspar, edição cotovia)

4 comentários:

Anónimo disse...

E quem fala assim, não é gato!
(Perdão, não é gago)

Anónimo disse...

Adoro o Sista. Porque é Sista. E a família não se escolhe. Nascemos com ela e mai nada. Depois ou se gosta... ou não. Eu confesso. Não casava com a Soul Sista. Mas gosto dela. Sem gatos. :)

E quem é que fez de Catwoman? A Michéeeeeeeeelllllllleeeeeee, CEO da Pfeifer Farmaceutics.

Anónimo disse...

Soul brada; A Halle Berry (filha do Chuck Berry) tb já fez. Estás esquecido ?

TeddyLover disse...

Esta não comento...conheces-me...eu já disse e repito...o meu tio que me criou custumava dizer..."quanto mais conheço os homens, mais amigo estou dos cães..." Eu tb penso assim.