domingo, 13 de janeiro de 2008

CAIM E ABEL

Eu descendo de uns pais muito católicos e fui educada na Fé Católica!
Mas sempre, se calhar devido ao meu signo e ao meu ascendente, ou a qualquer coisa que não vem agora para o caso, fui muito terra-a-terra, pão-pão-queijo-queijo, porquê que é assim?
Cedo comecei a perceber que havia imensas coisas a que o Catolicismo não me respondia de maneira que me satisfizesse cabalmente aquilo que eu via na vida real.
Mas adorava e ainda adoro ler.
Os meus pais têm uns belíssimos Tomos da Bíblia - Antigo e Novo Testamento - que eu adorava ler (Mãe, se me estás a ler, deixa-me estes tomos em testamento, está bem?), porque eram escritos em caligrafia antiga e as imagens são tipo iluminuras ... muito, muito giro ... quando eu herdar, mostro-vos.
Se no Novo Testamento há coisas que fazem algum sentido, no Antigo Testamento, aquilo a mim não faz sentido nenhum, além de ser uma leitura bastante aterrorizante, principalmente para crianças.
Aquilo de científico não tem nada e, lá está, a Gi é mesmo muito terra-a-terra e ali aquilo é preciso ter fé, muita fé, e alguma estupidez natural, que quando Deus me criou (com a ajuda dos meus pais) eu estava virada de costas, só pode!
Ainda houve algumas perguntas que eu fiz aos meus pais (bem virada de frente), mas eles só me diziam: "Não sejas parva/não perguntes parvoíces/ é assim e pronto" ... e pronto ... eles eram meus pais, não é verdade?
Deixei de fazer perguntas e passei a acreditar só naquilo que fazia sentido, ou seja, quase em nada, no que em relação a qualquer igreja diz respeito.
Uma das coisas do Antigo Testamento que me fez muita espécie ... diz respeito ao título do post.
Partindo do princípio que havia um Paraíso (acreditar nisto, ou acreditar nos contos de fadas, para mim era a mesma coisa e eu gostava de jardins) ...
Partindo do princípio que Deus era o Criador de todas as coisas ao princípio, tendo criado o 1º Homem - ADÃO - de seu nome (enfim, continuemos nos contos de fadas está bem?)...
Partindo do princípio que Deus criou uma mulher para o Adão, da própria costela do rapaz (esta já me custou immmmmmmmmmmmeeeeeennnnnso a encaixar), chamada EVA (Deus era malandro, ai era, era)...
Emtão cria os dois e depois queria que eles se mantivessem castos para sempre?
Quando eles resolveram brincar aos papás e às mamãs, Deus, pimba, expulsa-os do paraíso!
Ora bem este casalinho era único no Mundo, certo?
Certo ... não se fala que Deus tivesse criado, com as suas próprias mãos, mais ninguém, que eu saiba!
Este casalinho fez truca-truca e teve dois filhos homens: CAIM E ABEL, certo?
Certo.
Então com quem é que estes meninos fizeram truca-truca, para nos termos multiplicado desta maneira? Será que houve incesto, foram os primeiros homossexuais, se assim foi, houve uma altura que os homens já tiveram filhos ... se calhar pela barriga das pernas?
Já não perguntei aos meus pais ... sob pena de ter sido dada para adopção aos pais da Maddie ... e isso, nunca!
Se vocês me souberem dar a resposta sem incluirem as palavras: dogma, porque é assim, não sejas parva, cala-te e vai ver se eu estou na esquina, e outras com o mesmo sentido ... nem sei o que vos prometa!
É que Deus dotou-me de uma certa inteligência, mas não me dotou de capacidade para acreditar em, vamos-lhe chamar, dogmas ... é isso!

18 comentários:

V. disse...

Bom dia Gi-miga :)

Eu, ao contrário de ti, não tive uma educação muito católica. Fiz a catequese 4 anos para ser batizada (opção minha) mas ainda era uma miúda e não sabia o que sei hoje e ... blá blá blá, whatever etc e tal.

A parte da Bíblia que gosto mais é precisamente o antigo testamento. Tudo o que está escrito encerra uma mensagem não literal (na maioria das vezes) e aqui entra o que no outro dia conversámos sobre alguns textos e modos de escrita.

Consideromo-me agnóstica. Antes e até ser batizada (tinha 12) praticava, e quando comecei a desenvolver o meu raciocínio por mim mesma houve coisas que me fizeram afastar da Igreja. Não a filosofia mas o modo como a mesma é posta em prática. Não consigo ser conivente com algumas (muitas) coisas, passadas (mais que ultra-passadas) presentes e, pela tendência, futuras.

Podes olhar para as metáforas do seu modo mais literal e brincar (eu faço isso muitas e muitas vezes - tenho até uma deixa específica para "apanhar" testemnunhs de Jeová) mas achas que consegues fazer um esforço em ti e, não sendo necessário mudares a tua maneira de ser, será que consegues ver para lá do que está escrito?

Não esqueças ainda outra coisa: a "verdadeira" Bíblia está em Aramaico e o que lemos são traduções, algumas delas traduções das traduções das traduções. Onde quero chegar é que quem traduziu intriduziu algo de seu, e tu não sabes o que foi.

Bjoka

(quanto à expulsão de Adão e Eva do Paraíso isso deveu-se a terem comido o fruto da "árvore do conhecimento" a não ao truca-truca.)

Anónimo disse...

Toma e embrulha e quem fala assim ... :)

PS - Efectivamente, « dicionário » é com um "c" ...

... e « emtão » é com um " n "!

Gi disse...

Pois, Mim, a árvore do conhecimento é uma árvore muito lata, não achas, e eu devo ser mesmo muito burra porque nem gosto de maçãs ... deve ser por isso ;)

Quanto à Bíblia ser em aramaico e nós lermos traduções, também tem muito que se lhe diga ... quase tudo o que leio são traduções e, não é por isso que as mensagens não me chegam;

Realmente, a metáfora religiosa cada vez me diz menos talvez porque a realidade me diga cada vez mais.

Jota: nem sequer vou comentar.

McLlyr disse...

Como Mim frisou, todas as histórias na Bíblia contêm um ensinamento moral. Tudo o resto era simplesmente eliminado...
E nem só através das várias traduções, o texto original foi alterado... A própria inclusão de um livro posterior é determinado pela mensagem dos livros anteriores, que por sua vez é alterada pelo livro posterior...

Mas na Bíblia, conta que Caim, trata-se do primogénito, e tornou-se em fratricida de Abel, fiel servo de Deus (Génesis 4-8). Por isso Caim é marcado e proscrito para a terra da Fuga. Onde conhece sua mulher e é pai de várias gerações de filhos e filhas (Génesis 4-17) que mais tarde são eliminados pelo Dilúvio (cf. História de Noé).
Após o homicídio de Abel, Adão e Eva têm mais filhos e filhas em que se destaca Set (Génesis 5-4), ascendente de Noé...

Para a tua pergunta, basta ler as primeiras páginas da Bíblia...

Ao contrário do que possa parecer, eu não tive uma educação religiosa, mas uma educação baseada na liberdade religiosa. E já coloquei em causa muitos dos dogmas de várias religiões e seitas... Apesar de predominar na minha educação, a moral católica sou agnóstico por vocação...

Unknown disse...

Pois eu, ao contrário do que possa parecer, não sou agnóstica, nem ateia;

Sempre tive uma grande dificuldade em que não me mostrassem as coisas exactamente como elas são e tivessem que recorrer a imagens para me explicar o que me poderiam explicar com elementos palpáveis.

Quanto a dogmas, pelo facto de serem imposições, tenho dificuldade em lidar com eles; já me chega imprem-me Leis que tenho que seguir, porque são isso mesmo: LEIS!

Digamos que sou uma Céptica!

Para a minha pergunta, não basta ler as primeiras páginas da Bíblia, porque mais perguntas me afloram.

Unknown disse...

Finalmente, alguém que pensa na verdade!

Hydrargirum disse...

Mas pq é que a Mim está a escrever batizada de acordo com o novo acordo!!!!????

OH MIM; então? Tás-me a lixar o esquema!!!

Gione, este post, tem uma farpada deliciosa:)
Eu, nem sei o que sou, tenho a minha fé mto própria e minha, e acredito á minha maneira...!:)

Unknown disse...

Xá-da-5: Existo, não é verdade? Deve ser de tanto pensar :)

Hydrargirum: Exactamente como eu;

Anónimo disse...

Gi, deixa lá... Não estás sozinha. EU também era, e sou, assim...
As histórias da Biblía são demasiado fantasiosas para o meu gosto. E olha que sou uma romêntica...

Unknown disse...

maria bloch: E eu não sei que és uma romântica?

McLlyr disse...

Volto a comentar para esclarecer uns pormenores que me parecem permanecer incompreendido...

Agnosticismo é um termo utilizado pela primeira vez por Huxley, em 1896, para designar a inacessibilidade da mente aos conhecimentos metafísicos e religiosos, por todo o saber advir da experiência.

Com base no agnosticismo religioso, alguns chegam ao ateísmo (negação da existência de Deus) e outros ao fideísmo (reconhecimento da existência de Deus exclusivamente pela fé)...

Mas, como agnóstico, não reconheço a existência nem a inexistência de Deus, há sim, um reconhecimento da minha incompetência para conhecê-Lo...
Tenho muitas perguntas em que não procuro resposta...

Dogmas são verdades doutrinárias conhecidas por "revelação divina" e que as instituições religiosas garantem aos seus fiéis como certas e indiscutíveis.
As leis nem sempre são manifestações da moral vigente, mas medidas concretas, e no seu conjunto visam a "paz pública e o bem comum" e que as autoridades pública garantem aos seus administrados a sua aplicabilidade.
Ao contrário dos dogmas, as leis (na sua vertente democrática) são a expressão da vontade geral... É a sociedade que redige as normas de conduta do que é e não é, socialmente aceite...

Unknown disse...

Mcllyr: Eu sei o sentido de todos os conceitos, mas obrigada pelo esclarecimento. :)

Unknown disse...

Bem este teu post reforça bem o que me disseste ao telefone ontem, uqe dia de neura hein...

Unknown disse...

Bem este teu post reforça bem o que me disseste ao telefone ontem, uqe dia de neura hein...

Gi disse...

catarina: bem verdade!

Anónimo disse...

Depois de anos e anos catequese - cheguei ao crisma, pessoal - escolhi como bíblia o rock'n'roll. E comecei a confundir tudo, como é apanágio de um bom rocker, já que as nossas óstias são compostas por elementos diferentes das da igreja católica. São óstias... ali mais de Marrocos.

Mas, confundindo tudo, fiquei a pensar que essa dupla sertaneja romântica que dá pelo nome de Caim & Abel tinha como progenitor Abraão, vejam lá.

Foi o que fiquei a pensar com uma das epístolas do apóstolo Dylan, mais precisamente o 1º verso da epístola "Highway 61 Revisited". Ora leiam:

Oh God said to Abraham, "Kill me a son"
Abe says, "Man, you must be puttin' me on"
God say, "No." Abe say, "What?"
God say, "You can do what you want Abe, but
The next time you see me comin' you better run"
Well Abe says, "Where do you want this killin' done?"
God says, "Out on Highway 61."

Well Georgia Sam he had a bloody nose
Welfare Department they wouldn't give him no clothes
He asked poor Howard where can I go
Howard said there's only one place I know
Sam said tell me quick man I got to run
Ol' Howard just pointed with his gun
And said that way down on Highway 61.

Well Mack the Finger said to Louie the King
I got forty red white and blue shoe strings
And a thousand telephones that don't ring
Do you know where I can get rid of these things
And Louie the King said let me think for a minute son
And he said yes I think it can be easily done
Just take everything down to Highway 61.

Now the fifth daughter on the twelfth night
Told the first father that things weren't right
My complexion she said is much too white
He said come here and step into the light he says hmm you're right
Let me tell the second mother this has been done
But the second mother was with the seventh son
And they were both out on Highway 61.

Now the rovin' gambler he was very bored
He was tryin' to create a next world war
He found a promoter who nearly fell off the floor
He said I never engaged in this kind of thing before
But yes I think it can be very easily done
We'll just put some bleachers out in the sun
And have it on Highway 61.

Afinal, a confusão foi eu querer encaixar à viva força que Deus não era um gajo "porreiro, pá!" e ordenou assassínios. Porque Abel não foi morto pelo pai mas sim pelo irmão.

Enfim: como não percebo um "boi" de agnosticismos nem ateísmos e já disse para aqui uma carga de parvoíces, para me "limpar" deixo-vos a tradução brasuca de "Highway 61 Revisited".

Bocêta, pô!

Auto-Estrada 61 Revisitada:

Oh, Deus disse a Abraão “Mate-me um filho”
Abraão diz, “Cara, você está de sacanagem comigo”
Deus diz, “Não”. Abraão diz, “O quê?”
Deus diz, “Você pode fazer o que quiser Abraão, mas
Na próxima vez que você me ver chegando
É melhor correr”
Bem, Abraão disse
“Onde você quer esta morte feita?”
Deus diz, “Lá na Auto-Estrada 61.”

Bem, Sam de Geórgia, ele tinha um nariz sangrando
O Departamento de Welfare
Eles não lhe davam roupa alguma
Ele pergunta ao pobre Howard, onde posso ir
Howard diz, “Só há um lugar que eu conheço”
Sam diz, “Diga-me rápido cara, eu preciso correr.”
O velho Howard apenas aponta com sua pistola
E disse, “Por ali descendo a Auto-Estrada 61.”

Bem, Mack o Dedo Duro disse para Louie o Rei
Eu tenho quarenta cadarços vermelhos, brancos e azuis
E mil telefones que não chamam
Você sabe onde posso me livrar destas coisas
E Louie o Rei disse
“Deixa eu pensar um minuto, filho.”
E ele disse, “Sim, eu acho que pode ser facilmente feito
Basta levar tudo até a Auto-Estrada 61.”

Agora a quinta filha na décima segunda noite
Contou ao primeiro pai que as coisas não estavam certas
“Minha pele”, ela disse, “é demasiadamente clara”
Ele disse, venha aqui e fique debaixo da luz”
Ele diz, “hmmm você tem razão
Deixa eu contar para a segunda mãe
Que isto aconteceu
Mas a segunda mãe estava com o sétimo filho
E ambos estavam fora, na Auto-Estrada 61.”

Agora o jogador itinerante estava entediado
Ele estava tentando criar a próxima guerra mundial
Ele encontrou um promotor que quase caiu no chão
Ele disse
“Eu nunca me meti nesse tipo de coisa antes
Mas sim, eu acredito que possa ser facilmente conseguido
Bastamos colocar algumas arquibancadas ao sol
E tê-lo na Auto-Estrada 61”

Mr X disse...

SoulBrada, és um homem de fé!

Unknown disse...

soul brada: subscrevo o que Mr.X disse!