sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A ÉPOCA DAS LISTAS

Há, geralmente, duas alturas no ano em que fazemos listas ... nem que seja mentalmente.
Eu cá faço-as, sendo que a das compras é sempre, sempre, por escrito.
Essas duas alturas no ano calham, quase invariavelmente, no começo do ano, seja ele no começo do ano civil, ou no começo do ano lectivo, que é como quem diz, no final das férias de Verão.
As listas, até mesmo as das compras, podem ser uma forma de terapia, daquelas em que nos sentamos no divã, mas somos nós mesmo que as "escrevemos".
Geralmente fazemos sempre uma lista de boas intenções.
Vamos ao ginásio 8 dias por semana, vamos ter mais paciência com a/o colega do lado, que não se cala nem um segundo, vamos voltar a ligar a quem não nos liga, vamos mudar de emprego, de casa, de namorado, de blogue, vamos fazer sexo menos vezes (esta tinha mesmo que cá pôr, porque sou uma "protagonisto-comentário-dependente", como diz um psicanalista aqui da nossa praça)
Como, geralmente, acabamos por não cumprir nada disto, porque irreais, deixando-nos uma sensação de que as listas são boas mesmo para ser deslistadas, que tal subdividir A LISTA em sublistas?

A lista do que vou deitar fora
Interior
- Aquela paixão, que não tem nada que existir, porque não leva a lado nenhum. (Não, Mr. Darcy, não estou a falar para ti, nem de ti, nem com ti.)
- Aquele sentimento de culpa em relação a alguém que não quisemos ofender mas que ficou ofendida, porque nós a ofendemos, mesmo sem sabermos. (Sim, sim ... os dotes de adivinhação são bem precisos.)
- Etc., etc.
Exterior
- Aqueles cintos dos anos 1900. (Já não se dão sovas com eles, pois não?)
- Aqueles frascos de shampôo vazios. (Mr. Darcyyyyyyyyyyyyyyy!)

A lista dos Mimos
- Viajar (Mr. Darcyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy!!!!)
- Dormir (Post its no quarto em todo o lado e nos olhinhos também!)
- Não fazer nada. (Ui!Ui!)

A Lista Profissional
- De um lado pões tudo o que odeias no teu trabalho. (Eu, nada!)
- Do outro lado pões tudo o que gostas. (Eu, tudo!)
Se o 1º é maior do que o 2º, o melhor é folheares a lista dos anúncios.
Se estão equilibrados, o melhor é alistares-te a fundo na tua profissão, e pensar em eliminar problemas e viabilizar soluções; persiste e insiste para a sua concretização.
Eu sei que eu blogo, eu sei.

A Lista das Vinganças
Errr.... não as ponhas em prática, mas dedica-te a desenhá-las.
Depois ... é só borrá-las, cortá-las, riscá-las a azul, se quiseres.

8 comentários:

Cláudia disse...

Eu faço listas mas só no dia 1 de janeiro...raramente as consigo cumprir....humpf

Precious disse...

Adoro fazer listas, mas confesso que tenho uma certa tendência para as furar.

V. disse...

Talvez te tenhas lembrado disto porque......... é uma época en que todos nos lembramos e daí se chamar rentré?... É possível!

Anónimo disse...

Desde que percebi que os políticos adoram fazer listas ( para deputados, autarquias, candidatos a tachos do partido,pessoas que devem considerar amigas-mesmo que as detestem-, inimigos, etc) que deixei de dar valor às listas.
Listas, agora, só mesmo em algumas camisas....

Anónimo disse...

Estava mesmo a precisar de ler este post ;)
Gracias Giraça!

Anónimo disse...

Não me fales em listas, pelo menos este fim de semana.......

Borboleta disse...

Listas, listas e mais listas...são uma constante na minha vida. Quer a nível pessoal quer a nível profissional, por isso acho que aprendi a fazê-las de forma natural. Agora cumpri-las...por norma cumpro, mas há sempre algo que não se faz...

@ღღ@ disse...

listas
so realmente de compras
para nao voltar para casa
com tudo
menos o que precisava mesmo ;)