terça-feira, 23 de dezembro de 2008

UM TEXTO DE E NO NATAL POR DIA E NEM SABEM O BEM QUE VOS FARIA

O QUEBRA-NOZES




Há muitos anos atrás na cidade alemã de Nuremberga vivia um homem chamado Stahlbaum, com a mulher e os seus filhos Fritz, Louise e Clara.

Na noite de Natal a família Stahlbaum recebe a visita de alguns familiares entre eles o velho Drosselmeyer, padrinho de Clara, um fabricante de brinquedos que adora magia.

Quando chega a hora de abrir os presentes, todos ficam encantados com as surpresas, especialmente Clara, a quem o padrinho oferece um presente muito especial: um quebra-nozes de madeira com roupas de soldado.

Clara está tão contente com o novo brinquedo, que dança abraçada a ele, mas o irmão Fritz também parece ter gostado do presente... e depressa tenta tirá-lo à irmã.

No meio da confusão o quebra-nozes parte-se. Clara fica inconsolável mas, felizmente, o padrinho é capaz de o consertar com um inesperado passe de magia.

São horas de dormir, e depois de tantas emoções a casa fica finalmente em silêncio. Preocupada com o seu quebra-nozes, Clara adormece junto à árvore de Natal abraçada ao novo brinquedo.

A meio da noite, porém, acorda com um estranho ruído.

Olhando à sua volta Clara apercebe-se de que o pinheiro de Natal parece estar a aumentar de tamanho e ela, pelo contrário, a ficar cada vez mais pequenina, do tamanho dos seus brinquedos.

Assustada, vê aproximar-se um exército de ratos que tentam atacá-la. Felizmente o Quebra-Nozes ganha vida e tenta salvá-la, lutando com o seu exército de soldados contra o exército do Rei dos Ratos.

Mas a luta não parece ter um desfecho feliz. O quebra-Nozes não tem forças para derrotar o poderoso Rei dos Ratos e é capturado pelo poderoso exército inimigo.

Felizmente Clara está atenta a tudo e consegue salvar o amigo no último instante lançando um chinelo na direcção do Rei (*deve ter sido daqui que o Jornalista iraquiano tirou a ideia) e atingindo-o em cheio na cabeça (*não tinha a aptidão de G.W.Bush).

Entretanto a magia continua...

O Quebra-Nozes transofrma-se num belo príncipe que leva Clara numa viagem maravilhosa: primeiro viajam até ao Reino das Neves.

A maravilhosa Floresta Encantada recebe os visitantes com flocos de neve dançantes.

Depis Clara e o Príncipe vão até ao Reino dos Doces onde vive a fada açucarada que se apressa a dar as boas-vindas aos visitantes.

No final Clara acorda e percebe que tudo foi um sonho.


* É claro que isto não foi real, não é?


Fotos minhas tiradas no Rossio de Lisboa.

1 comentário:

Patti disse...

Este é o Ballet preferido meu e da Beatriz.