girassóis ...
sementes de girassol...
óleo de girassol ...
Vejam em baixo:
E o Presidente da RIO? Quem mais havia de ser: o Exmº. Sr. Dr. Isaltino de Morais, se não estiver a ver o sol aos quadradinhos, é claro!
Mas, se for esse o caso, tenho a certeza que todos os assinantes desta petição lhe levarão girassóis, sementes para a sua alimentação e até o próprio óleo ... tenho a certeza que o Sr. Dr. lhes encontrará alguns recursos adicionais.
Entretanto, para poderem votar em consciência, junto propaganda eleitoral ao girassol, já avançada pela minha sede de campanha!
O seu nome científico é Helianthus annus (o annus é que me está a fazer uma certa espécie, confesso) - o que explica sua imponência e porte majestoso: a palavra Helianthus significa "flor do sol". Além de bonita, a planta é utilíssima, pois do girassol tudo é aproveitado - desde as sementes, até às flores e aos ramos. Nos últimos anos, o girassol ganhou destaque como planta ornamental. O desenvolvimento de variedades com tamanho reduzido - os mini-girassóis (Helianthus annus nanus) - permitiu que esta planta passasse a figurar em arranjos e decorações. O seu formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso acrescentam vida e dinamismo aos ambientes. No jardim, os girassóis brilham majestosamente, exibindo a sua intrigante rotação, sempre voltada para o sol. Planta anual(pronto, daqui o annus), pertencente à família das Compostas, o girassol é originário da América do Norte e reproduz-se por meio de sementes. Trata-se de uma planta robusta e muito resistente, que produz flores na primavera e no verão, mas pode florescer o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C. Para cultivá-lo...O cultivo do girassol não apresenta muitos segredos, basta observar alguns detalhes:
*
o local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol directo, todos os dias;
*
por ser uma planta anual, recomenda-se o replantio a cada ano;
*
o solo ideal para o plantio deve ser composto de: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado;
*
recomenda-se regar sempre que o solo se apresente seco. Se a planta for cultivada em vaso, a superfície do solo não deve apresentar-se totalmente seca;
*
adubações periódicas garantem uma planta saudável e floração abundante;
*
quanto às pragas e doenças, dificilmente o girassol apresenta problemas, mas recomenda-se a observação constante, pois a proximidade com outras plantas pode favorecer a transmissão. Em alguns casos pode ocorrer ataque de lagartas mas, se eliminadas logo no início do aparecimento, não causarão maiores problemas.
O girassol apresenta raiz profunda, que desce perpendicularmente ao solo, chegando a medir quase 1 metro e meio de profundidade. A planta, de porte herbáceo, atinge cerca de 3 metros de altura. As variedades miniaturas atingem no máximo 1 metro.
As flores do girassol, reunidas em inflorescência característica, são chamadas de capítulo. O receptáculo floral que contém o capítulo pode ser côncavo, convexo ou plano, sendo mais comum a forma plana.No capítulo, existem as flores femininas e as hermafroditas. Sob a regência da natureza, nas flores hermafroditas, os órgãos masculinos abrem antes que os femininos, sendo que há um intervalo de 5 a 10 dias, nos quais deve ser feita a polinização. Por isso, há a necessidade da presença de insectos polinizadores, como abelhas, por exemplo, pois o índice de polinização por outros meios é muito baixo.
O girassol é uma cultura de ampla capacidade de adaptação às diversas condições de latitude, longitude e fotoperíodo. Nos últimos anos, vem se apresentando como opção de rotação e sucessão de culturas nas regiões produtoras de grãos. A melhor tolerância à seca do que o milho ou o sorgo, a baixa incidência de pragas e doenças, além dos benefícios que o girassol proporciona às culturas subsequentes são alguns dos factores que têm vindo a conquistar os produtores .
Em áreas onde se faz rotação de culturas com o girassol, observa-se um aumento de produtividade de 10% nas lavouras de soja e entre 15 e 20% nas de milho. O girassol vem sendo utilizado, principalmente, para extracção de óleo e é considerado, dentro dos óleos vegetais, como um dos óleos de melhor qualidade nutricional e organoléptica (aroma e sabor). Além disso, a massa resultante da extracção do óleo, rende uma torta altamente protéica, usada na produção de ração. O girassol ainda é utilizado na silagem para alimentação animal e seu cultivo também pode estar associado à apicultura.
ASSINEM A PETIÇAO-ON-BLOG PARA CRIAÇÃO DE RIO!
Para os que não estão habituados a estas coisas de petições-on-blog, é só clicar no fim deste texto em "# (sendo que o sinal anterior significa número) que se meteram num 31" e assinar!
1 comentário:
O efeito final vai ser simplesmente lindo lindo. E o quadro dos girassois de VAN GOG? Tabém é lindo.!!!!
Enviar um comentário