terça-feira, 11 de setembro de 2007

OLÁ, O MEU NOME É MAMÃ...

e sou Mamãólica há:

18 anos

Sei que hoje todo Mundo lembra, neste caso não se pode dizer que comemora, uma efeméride arrepiante, triste e dolorosa.

Mas eu.....

Eu, apesar de tudo, tenho muitas razões para sorrir .......... Neste dia, mais do que nunca.

Hoje, há 18 anos atrás, a minha vida passou a ter um significado completamente novo.

Nasceu o Tiago.

Bem, pessoal, como ele era feinho!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parecia um sagui, para mim, para o Pai parecia o ET.

Tinha, no entanto, e ainda tem dos mais lindos olhos que eu já vi;

Desde o primeiro momento, olhou o Mundo de olhos bem abertos e é um dos meus orgulhos, a presença desta criança-agora-homem na minha vida ...

Desde há 18 anos atrás, passei a disfrutar do amor mais incondicional que existe ............o amor de Mãe:

Este amor faz-nos dar tudo sem pensar em receber de volta.

Este amor, enche a nossa alma de beleza.

É um amor que doi ao vê-lo crescer e afastar-se de nós;

É um amor que nos faz compreender, aplaudir as suas vitórias, amparar nos seus revezes.

É um amor que tenta saber ensinar, com autoridade.

Ser Mãe, é o acto mais supremo a que um ser humano pode aspirar.

A partir do momento em que ele nasceu, nunca mais fui despreocupada, passei a sentir medo de morrer, deixei de pensar em mim em primeiro lugar e sempre.

Passei a ter desejos!!!! :) É verdade!!!!

Passei a desejar que ele ame os outros; que amando, também seja amado e, se isso não acontecer, que não se encha de mágoa;

Passei a desejar que ele tenha amigos, pelo menos um, em que possa confiar;

Passei a desejar que ele seja útil, sem pensar que é insubstituível;

Passei a desejar que ele seja tolerante para com os outros e que sirva de exemplo para ele;

Passei a desejar que ele tenha consciência dos males e injustiças do Mundo e que tente remediá-las;

Passei a desejar que esta minha sementinha se transforme numa árvore vigorosa e, ao longo destes 18 anos, tenho regado, podado, arrancado as ervas daninhas e adubado, para que os meus desejos se tornem realidade.

E uma coisa vos digo, ao olhar para a minha obra, modéstia à parte, não me tenho saído nada mal; nem eu, nem o outro jardineiro o Pai T.


Ser mãe é a coisa mais lamecha que existe!!!!!!!!!!!!!!!!!!

29 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao filhote e à mãe.

Anónimo disse...

Bom dia
Parabéns!
Tens muitas razões para estares feliz. O Tiago é um doce mesmo.
Parabéns aos progenitores e ao aniversariante

Anónimo disse...

Parabéns aos dois giraços!!

Anónimo disse...

Parabéns aos Pais e ao Filhote.

pensamentosametro disse...

Tens toda a razão, especialmente nós, mães "profissionais" e olha que os meus filhotes já são mais velhos que os teus e continuam e serão sempre filhotes.

Um dia muito feliz para todos...
Tita

Anónimo disse...

Afinal a 11 de Setembro também acontecem coisas boas (e 9 meses antes também), parabéns!

Anónimo disse...

Nesta data querida
Parabéns a você
Muitos anos de vida
Uma salva de palmas

Agora que já é maior de idade, já o podes pôr fora de casa.... (tou a brincar)

Uma grande beijoca para todos, um muito especial para o Tiago.

Tá giro o gajo na foto.

Anónimo disse...

Para não variar o anónimo sou eu.. Eh!Eh!

Unknown disse...

bjs aos dois, muitos parabéns!!!!!!

Anónimo disse...

Ninita disse

Ao meu ESPECTACULAR SOBRINHO TIAGO, desejo tudo o que de melhor possa existir.
Para os seus pais, os meus manos Tó Zé e Georgina, desejo que o possam continuar a ver crescer, avançar, realizar os seus sonhos...isto é SER FELIZ.
Um imenso abraço para os três + 1 (Rodrigo)

Anónimo disse...

Parabéns aos pais babados e ao rebento.
Envio-vos com efeitos retroactivos esta historieta de embalar, escrita por autor que desconheço, mas que achei interesante.

Uma História Pequenina

"Conta, mamã,uma história
uma história pequenina..."
Sim meu filho: ouve uma história,
pequenina, pequenina...

O sol é oiro!
A lua é prata!
As estrelas,pérolas!

"Mamã, eu quero o sol!"
Sim meu filho: terás na vida o sol
se fores sincero...

"Mamã, eu quero a lua!"
sim meu filho: terás na vida a lua
se fores honesto...

"Mamã, quero as estrelas!"
Sim, meu filho: terás na vida as estrelas
se fores justo e humano...
"Mamã, eu tenho sono!"
Então dorme meu filho, faz óó...

Mais uma vez, parabéns às duas gerações!

Anónimo disse...

AO TIAGO JOVEM BRILHANTE
COM 18 ANOS ÉS MADURO
CONTINUA SENDO ESTUDANTE
P´RA ACAUTELAR O FUTURO

POR ESTE TEU CAMINHAR
SEGURO E BEM AMPARADO
TAMBÉM QUERO FELICITAR
A MAMÃ E O PAPÁ BABADO

NÃO POSSO DEIXAR DE RECORDAR
AS FÉRIAS QUE PASSEI CONTIGO
NO MEU BAU HEI-DE GUARDAR
ESSES BONS MOMENTOS, MEU AMIGO

Unknown disse...

Quero agradecer a todos aqueles que comentaram este artigo redigido pela minha mae, porque realmente, desde a escolha das palavras, passando pelas emoções que estas transmitem, até à utilização de fotografias que definem a dicotomia Passado/Presente, a minha MÃE provou mais uma vez que para além de ser uma excelente educadora, é uma mulher espectacular.
Ensinaste-me a não pensar em ser insubstituível, mas secalhar fizeste-me ver que tu é que és realmente insubstituível...Amo-te

Anónimo disse...

Lindo Tiago!

Anónimo disse...

Tiago
Parabéns pelas bonitas palavras.

Porque há coisas que, apesar de tudo e algo mais, precisam de ser ditas, escritas, murmuradas ou gritadas ao vento...

Anónimo disse...

Aqui está o que quis pôr aqui ontem e que não consegui :(, mas hoje acho que sim!

Hoje como é 1 dia especial para si e os amigos são para estas ocasiões,
deixei por momentos o trabalho de lado e vim ver o seu blog para partilhar
consigo estes momentos.
Gostei de ver o Tiago quando pequeno, e hoje que é 1 homem. Aqui, mais uma vez, formulo os meus votos das maiores felicidades, para ele,
pais e mano.
Que Deus vos abençoe e proteja
da amiga certa

Gi disse...

l-v: Obrigada; podemos incluir o papá também? Não sei quem é l-v, mas se me conhece, não se importa de me elucidar por email? :)

Fátima: Obrigada; tenho, de facto, razões para ser um ser humano feliz;

Nobia: Não me dês música...o pai também é giraço! Três meis, só aqui :)

Teresinha: Obrigada, amiga! :)

Tita: Obrigada por perder tempo a ler as minhas givagações; já fui ao seu blog, mas gosto sempre de ler desde o princípio, apanhar o pulso, tentar conhecer quem se perfila e, tenho a certeza, que irei comentar;
Já vi que me adicionou por lá: grande responsabilidade para quem bloga o que lhe vem à cabeça e/ou lhe está na alma e, muitas vezes, são disparates!!!!!

Jb: Ah pois acontecem! Lembras-te o que nós chamávamos o Tiago de Mercedes durante os 9 meses? Guess why!!!!

Anónima Lili: Achas que é de mandar este pedaço de homem embora de casa?

Caty: Obrigada; e um abraço ao progenitor pode ser? O respeito é muito bonito :)

Mana: Finalmente o prazer de te ver por aqui; e imagino o que te custou; deve ter sido o dia todo; ligar o computador: um terço do dia; conseguir que o meu blog carregasse: outro terço e conseguir comentar: OUUUUUTRO TERÇO!
E tudo por uma boa causa!!!!

Minha Loira: Tu, por insistires em escrever sempre e fazer-me sentir que, pelo menos as loiras me entendem, beijinhos muitos!!!!

VALDEMAR, MEU GRANDE AMIGO,
DA FAMÍLIA IGUALMENTE,
ESTAMOS TODOS CONTIGO,
POIS, OBVIAMENTE

Titi: Nada de pôr a sua mamã a chorar, pode ser?

Palmira: Obrigadíssima, principalmente por ter insistido em comentar;

A todos os outros quer, quando virem o post, vão bater com a mão na testa e dizer: "P****, que me esqueci!"
É bem feita ... mas continuamos amigo(a)s;

pensamentosametro disse...

Gione,

Eu é que agradeço a sua passagem pela minha folha e se reparar melhor o destino que damos aos nossos espaços é exactamente o mesmo, o sentir, o pulsar dos dias sem pretensões, por isso a adicionei e a convidei.

Bjos

Tita

Anónimo disse...

LINDAS as palavras do Tiago!!!
Apesar de sabermos que os nossos filhos nos ADORAM, sentimos sempre uma enorme gratidão quando eles o escrevem.
PARABÉNS!

Anónimo disse...

óbviamente parabenizo igualmente o papá, sem ele nada feito

Gi disse...

l-v: poissem ele nada feito ... e que bem feito!!!!
E quanto à outra parte da questão?
Será que posso saber (via email) com quem tenho a honra de trocar galhardetes? Ai que 31!!!! :)

Anónimo disse...

Não digo p**** que me esqueci. Digo antes ****-** pq ontem n tive tempo de me meter num 31. Mas redimi-me cantando 2 x os parabéns e acendendo o meu isqueiro. Pelo menos assim o espero...

Anónimo disse...

Parabéns mamã e papá jardineiro, não é por acaso que ele é lindo, fofinho e inteligente, fizeram um bom trabalho, pois o Tiago certamente terá muito orgulho daqueles que o trouxeram ao mundo, e fizeram dele o espelho do vosso amor.

Anónimo disse...

Não sei se te lembras, quando a C... casou e as colegas lhe ofereceram qualquer coisa com as 99 posições (ou mais), ficamos todos espantados quando a puritana L... disse que faltava ali uma posição, e até especificou qual, era a do "candeeiro" (já não teve foi coragem de a explicar). Isto tudo para dizer que agora de repente ao tentar lembrar-me porque é que ao se falar do "projecto" que era ainda o Tiago se mencionava a(o) Mercedes e (acrescentando a minha mente pecaminosa) fiquei a pensar se seria uma posição especial com este nome que esteve na génese deste rapagão, ou talvez o mais acertado fosse porque se esperava uma G... em miniatura, não?

A razão era outra pelos vistos, mas valeu a pena a espera, não?

TeddyLover disse...

Peço desculpa de aqui não ter vindo na data, se bem que tenha falado ao telefone com a mãe e com o filho.
Como a minha amiga sabe não ter vindo deveu-se àquilo que em mim ela considera "hindisciplina"...
Beijo grande afilhado (mais uma vez)...o beijo é qué é grande, embora tu tb sejas um grande afilhado.

Aqui vai a última parte da minha versão preferida dos Parabéns a Você:

Tenha tudo do bom
Do que a vida contém
Tenha muita saúde
E amigos também

Beijos a todos à mãe, ao pai, ao irmão, aos cães, à tijela da casa, ao piriquito, não esqueçamos o "morcela", Etc...

Alheira de Mirandela (por acaso até não gosto) gosto mais das de Vinhais).

V. disse...

Pois, já percebi porquê "mamãólica".

Parebéns atrasados! (18 anitos?? Só??)

Anónimo disse...

Se o topogigio me ouve da-lhe a ciumeira, mas tens um filho muita giro... ihihhih
Custa é acreditar que sou 3 anitos mais velha.....

Patti disse...

GANDA BORRACHO!

Cláudia disse...

Ele é giro :)
Parabéns!
Concordo com a Patti...Ganda Borracho!