domingo, 9 de dezembro de 2007

EU AINDA SOU DO TEMPO ...6

dos SANTINHOS.


Os "santinhos" eram umas imagens que nos davam na Catequese, nos Colégios Religiosos, e que deveriam servir de marcadores nos livros da especialidade: Bíblia, Missal, etc!
Estes são apenas alguns dos que ainda guardo dos tempos da minha infância e que me foram oferecidos por pessoas que me foram muito queridas enquanto pequena!
As meninas faziam com os santinhos o mesmo que os meninos faziam com os cromos: coleccionavam e trocavam entre si ... SANTINHOS!

5 comentários:

Unknown disse...

Pois eu tive uma tia freira, daquelas que não podiam ter contacto físico com a família. lembro-me de entrar numa sala de visitas com os meus pais e tios e essa sala estar dividida por um parapeito e uma enorme grade de ferro do parapeito ao tecto. Do outro lado um piano, um sofá ou dois, uma mesa e a porta para os confins da razão humana.
Lembro-me que a minha tia, sorrateiramente, me dava pelos buracos da grade de ferro, umas imagens de santinhos. Não como estas fotografias, mas mais pequenos, debroados a ouro, com relevo. Verdadeiras obras primas de estampagem.
Lembro-me da minha tia.
E foi desde tenra idade que tive a minha opinião muito bem formada acerca da igreja católica.

Curiosa disse...

Ena pá! Realmente deves ter caixotes e caixotes de recordações deste tipo! Que mulher organizada! Já nem sei onde páram as dezenas de santinhos que tinha da altura... :(


Xá, a tua tia era então 'clarissa'? Há um convento na terra da minha mãe (a terra da tal vinhaça) de freiras clarissas.Fazia-me a maior confusão quando era miuda, ir à missa do galo e elas estarem a cantar lá em cima por trás das grades e nós não as podermos ver! Também lá íamos comprar ovos (eram tipo XXXL) e elas tinham uma roda de madeira giratória com prateleiras onde nós punhamos o dinheiro e elas colocavam os ovos pedidos. Cada vez que um de nós (5 irmãos) nascia, a minha mãe ía lá e colocava-nos na roda. Esta dava uma volta à laia de apresentação à comunidade clarissa, eheheh! Quando a minha filha nasceu, a velhota não resistiu em lá ir apresentar a nova neta!!!
Nunca mais lá fui, portanto nem sei se tudo continua como dantes...

Alf disse...

Eu também. Ainda agora na mudança de casa me deparei com vários guardados ao longo dos anos...

Anónimo disse...

Os meus "partiram" todos com as cheias de 1967. Não tenho nenhum, mas lembro-me!
Até tinha um que eu achava muito bonito que me deram quando fiz a 1ª comunhão. Eram duma suavidade....
Será que ainda fazem desses miminhos para dar na catequese às crianças?

pensamentosametro disse...

Olha lá, eu tenho uns quantos para a troca.

Tita