domingo, 23 de dezembro de 2007

EU AINDA SOU DO TEMPO ...8

EU AINDA SOU DO TEMPO EM QUE O NATAL ERA O QUE JÁ NÃO É!

Eu ainda sou do tempo em que o Natal era passado a 4: O meu Pai, a minha Mãe, eu e o meu irmão e eram Natais muito, muito cheios.

Eu ainda sou do tempo em que passava o Natal sempre no quentinho, e não era porque fosse junto a uma lareira.

Eu ainda sou do tempo em que íamos ver as iluminações e as montras à noite e que o meu irmão em cada montra por onde passava, estacava e dizia: “Mãe compra!”

Eu ainda sou do tempo em que os meus pais nos deitavam cedo, porque senão não podíamos assistir ao nascimento do Menino Jesus à meia noite, e nós queríamos muito assistir a isso!

Eu ainda sou do tempo em que os meus pais nos iam acordar para irmos à Missa do Galo, porque só assim Jesus nascia … e nós íamos!

Eu ainda sou do tempo em que todos os amigos iam a casa uns dos outros distribuir os presentes que os pais do Menino Jesus mandavam através deles, porque Eles queriam que todas as crianças fossem felizes … e nós ficávamos felizes!

Eu ainda sou do tempo em que recebia 20 brinquedos iguais, porque não havia listas de Natal!

Eu ainda sou do tempo em que fiz a 1ª Comunhão na Noite de Natal e que pensei: Como é que Jesus nasce e eu estou a comê-lo? Mas nem me atrevi a falar disso, não fosse o Diabo tecê-las e eu nem brinquedos ter!

Eu ainda sou do tempo em que a minha mãe fazia enooooooooooormes presépios que ocupavam uma lateral da sala e que eram verdadeiras obras de arte!

Eu ainda sou do tempo em que sempre tive árvores de natal artificiais, porque em Angola não crescem pinheirinhos de Natal!

Eu ainda sou do tempo em que tinha medo do Pai Natal e que fazia um grande berreiro nas festas de natal do emprego do meu pai e, invariavelmente, quem recebia o presente das mãos do Pai Natal, era o meu Pai de todos os dias!

Eu ainda sou do tempo em que, quando cheguei a Portugal, deixei de gostar do Natal, porque era frio, sob todos os aspectos!

Eu ainda sou do tempo em que adorava ir a Goa passar os Natais, porque lá não se dão presentes, fazem-se verdadeiros presépios, há uma Estrela de David em cada casa, hindus e cristãos comemoravam com igual alegria esta época festiva e trocavam-se doces!

Eu ainda sou do tempo em que adorava ir a Goa passar os Natais, porque lá conheci quase todos os membros da minha família espalhados pelo Mundo!

Eu ainda sou do tempo em que voltei a gostar do Natal em Portugal quando os meus filhos nasceram … mas eles já estão crescidos!

Eu ainda sou do tempo em que a família que passava o Natal cá em casa começou a diminuir e, assim torna-se difícil manter o espírito de Natal, que significa NASCER!

Eu espero ainda ser do tempo em que este espírito voltará a NASCER!

2 comentários:

TeddyLover disse...

Eu ainda sou do tempo em que ficava maravilhada com os presépios que a tua mãe fazia...e no dia seguinte os Reis Magos já tinham percorrido mais um pouquinho do caminho que a Estrela indicava...de resto...tudo é igual...só não concordo com as festas dos empregos dos teus pais...ainda sou do tempo em que te vi...com 8..com 9...anos, lá sei a cantar maravilhosamente a desfolhada...a dançar na Cidade alta, em Luanda...vestida com os trajes indianos, com guizos nos tornozelos e...toda a Luanda a vêr-te e a aplaudir-te...
Não és MARAVILHOSA hoje...não és ESPECTACULAR hoje...sempre foste e, n é defeito...é feitio.
Com muito carinho
Céu

Gi disse...

Mas isso de cantar não era nas festas de Natal e as danças indianas não tinham nada a ver xom o emprego, mas foram bonse velhos tempos :)