sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

HOJE É


DIA



MUNDIAL

DO BRAILLE


"Recorda-se que o método de Braille, que veio permitir um vasto número de actividades aos invisuais, de modo próprio a leitura, a integração profissional, a música, etc, foi inventado por Louis Braille, que faleceu em Paris aos 43 anos de idade, em 1852 e que cegara aos 3 anos. Professor toda a sua curta vida, compositor e um verdadeiro génio compôs livros para facilitar o ensino e elaborou com Foucault, um novo alfabeto para cegos, também aplicado à música, à estenografia e ao cálculo, modificando preponderantemente a educação dos mesmos. "




JB, tens que vir aqui elucidar-nos se existem blogs em braille, ok? Eu mando-te um email :)




5 comentários:

Proud Bookaholic Girl disse...

Não fazia a minima ideia! ;)

Ah, estás lá nos links sim! Não sei que raio se passou mas agora já apareces... ;)

Beijinhos

Anónimo disse...

Tive umas aulinhas de Braille, mas ficou pouca coisa, principalmente no que respeita à leitura (é preciso bastante sensibilidade e continuidade), apesar dos novos meios tecnológicos existentes hoje em dia, não há dúvida nenhuma que o Braille continua a ser essencial, porque pode-se ouvir a palavra, mas se não se ler essa mesma palavra é difícil saber como ela se escreve. A invenção foi muita engenhosa, porque tudo se escreve recorrendo à combinação de apenas seis pontos ordenados como o seis de um dado de jogar (exemplo o A é um ponto, se não estou em erro o primeiro do lado direito). Quanto a blogs não faço ideia, mas existem alguns sites que dava jeito ir lá ver certas imagens pelo tacto!

Anónimo disse...

Aisling: A menos que esteja em braille, não me vejo por lá :)

jb: Obrigada, amigo, pela achega!

Proud Bookaholic Girl disse...

Oh meu deus... Adicionei-te duas vezes mas aquilo já devia andar em overflow... Acho que já consegui... (reparaste no "Acho"?) ;)

ando sempre aqui batida e agora não te conseguia colocar nos links!!!!!

Beijinhos e desculpa qualquer coisinha

Hydrargirum disse...

LOL....

Estas figuras estão um pagode!...Eu não devia rir...mas não consigo evitar!...

:D