terça-feira, 16 de setembro de 2008

REGRESSO ÀS AULAS

No Sábado passado, encontrei-me com duas pessoas que me fizeram pensar que talvez tivesse cabimento eu fazer uns posts dedicados aos Encarregados de Educação, agora que a escola está a começar/recomeçar.
Uma delas, minha amiga e professora, diz-me: Gi, eu gostaria que aceitasses um convite meu para ires fazer uma palestra aos Encarregados de Educação da minha escola.
Outra, professora dos meus filhos no ensino secundário, saudou-me desta maneira: Bom Dia, Super Encarregada de Educação.
Nunca durante os longos anos que lecciono e, mesmo naquele Liceu, houve uma Encarregada de Educação como a Gi (ela disse o meu nome com todas as letras, pronto).
O meu filho mais velho já está na Universidade e ainda há Encarregados de Educação que vêm ter comigo e me dizem o mesmo que aquela professora.
Não quero parecer presunçosa, mas sei que nem todos deixam marcas na Comunidade Escolar ... pelo menos pela positiva; muito menos os Encarregados de Educação.
E porquê?
Porque raramente os Encarregados de Educação exercem o seu dever de Cidadania.
Quando é marcada a primeira reunião com a Directora de Turma, em que um dos pontos visa eleger o Encarregado de Educação que deverá representar-se a si e aos outros perante os outros membros da comunidade escolar, as desculpas são mais que muitas para se eximirem de tão incómoda função.
Mesmo os professores, visando chegar a bom porto neste ponto, dizem, de um modo um tanto ou quanto leviano:
- Isto são duas ou 3 reuniões no ano inteiro, vai ver que não custa nada.
Por eu não pensar assim;
Porque eu acho que ser Encarregada de Educação implica muita responsabilidade;
Porque eu acho que quem decide ser Representante dos Encarregados de Educação não o deve fazer de ânimo leve e dá trabalho, e custa, mas pode ajudar;
Por eu achar que ser apelidada de Super Encarregada de Educação, apesar de saber bem, não deveria, sequer, ser uma excepção, mas sim a regra, resolvi colocar aqui alguns posts dedicados a este tema.
Acho que é o meu dever como cidadã.
Se calhar é muita presunção minha.
Se acharem que sim ... têm esse direito, é claro!
Mas a mim custa-me imenso que, à medida que as crianças vão crescendo, os Encarregados de Educação se vão afastando da Escola e achem que só têm direitos, porque os deveres, esses cabem a outros!
Nos posts seguintes, sobre esta matéria, vou deixar "matrizes" de documentos que podem facilitar a vida a quem queira exercer o seu dever e ajudar a levar para frente a tarefa da EDUCAÇÃO neste País.
Parece um post político?
Talvez seja por aí...

31 comentários:

Paula disse...

Eu vou gostar disto! :)

Sábado, terei a 1ª reunião anual com os EE... Desde que soube que seria novamente DT que ando a tentar arranjar estratégias para convencer (infelizmente esta é a palavra) um EE a ser o representante!

Fui DT pela primeira vez o ano passado, a minha disponibilidade abarca todas as horas em que a escola está aberta, e até os fins de semana, e mesmo assim, houve pais com os quais não consegui contactar nunca! :(

Eu apoio estes posts! :)

Patti disse...

Eu já cá venho conversar contigo, vou só ali chamar a Vera, que ela vai adorar estes posts que se avizinham.

Cláudia disse...

Eu acho que todos os pais deviam participar em reuniões.
Devia haver tolerancia nos empregos...
A minha mãe tinha que pedir horas para participar nas reuniões!

Paula disse...

Desculpa vir aqui meter-me!

Claudia, os pais têm pelo menos 2 horas por mês para faltar ao emprego para ir falar com o DT. Devem é levar o comprovativo que estiveram na escola.

Vera disse...

Gi, acho que podíamos juntar-nos e pensar numa Escola para Pais. Às vezes posso parecer um pouco fundamentalista, mas só me apetece dizer que há pessoas que mais valia não terem filhos. Os Filhos são um projecto para toda a vida e isso implica a nossa envolvência na vida deles. Na Escola deles.
OK, não te vou acusar de plágio e vamos escrever posts coordenados, boa?
Bjs

Gi disse...

cláudia: As reuniões nas escolas dos meus filhos sempre foram marcadas para as 19H e 20H e mesmo assim quase ninguém aparece.
Para os representantes dos EE, muitas vezes as reuniões eram e/ou são em horário laboral mas, como diz aBlackstar, existem os comprovativos.
Nada serve de desculpa.

Anónimo disse...

E também deves ter tido sorte com a escola, porque há aquelas em que os pais ainda são as personas non gratas... e aquelas em que os representantes dos pais são uns atrasados mentais que discutem durante uma hora se o prémio de um pedi papper deve ser um gelado ou um croissaint; ou dizem que não faz mal se as medalhas vão ser caras, porque são os seus filhos (os filhos dos pais da associação de pais) que as vão ganhar...
Digo-te isto: concordo com o que dizes, no teu contexto. Se é sempre verdade? Talvez não...

Gi disse...

susana: eu passei por 3 escolas de Oeiras;
Quanto à Associação de Pais, houve reuniões a que fui e, mais tarde deixei de ir.
Não "papo" grupos.
Estou a falar de representante dos EE da Turma em reuniões de Conselhos de turma e fins.
É evidente que todos querem fazer valer as suas opiniões, por isso mesmo ninguém se deve demitir das suas funções.
Quanto às Associações de Pais, enfim ...

LeniB disse...

Em primeiro lugar estás de parabéns!
Mas vou contar-te uma coisa: nem sempre me é possível, como encarregada de educação, estar presente nas reuniões por uma simples razão: tenho as minhas sobrepostas. Foi o que aconteceu ontem. Para ir à do meu filho, tinha de faltar à minha (da direcção de turma)...
Complicado!!!

Gi disse...

lenib: comprendo-te perfeitamente; por isso é que, pelo menos em Oeiras, existe um vcice-representante para suprir a falta nas reuniões de Conselho de Turma.
Nas outras a que todos os EE assistem, também já me aconteceu; uma vez que tinha 2 a estudarem simultaneamente e houve um ano em que fui representante dos EE dos 2.
No caso das reuniões normais, pois, no meu caso, quando se sobrepunham, eu ia a uma e o pai ia à outra; cada um sabe de si, não é?
Mas eu depois explico mais coisas. ;)

Aeroporto de Alcochete disse...

Afinal, pensei que tínhamos uma encarregada de educação exemplar, superactiva e dinamizadora e agora até falta a reuniões e não acredita em associações de pais e EE.
Uma no cravo e outra na ferradura.
A teoria e a presunção estão em contraponto com a prática e a humildade, pelo que sei, e não sei muito, modéstia a mais é vaidade, por isso já me devia ter calado...

Gi disse...

frederico maia: não sei onde leu que eu faltava a reuniões.
Provavelmente confundiu reuniões da Associação de Pais a que eu assisti e não serviram de nada pois, como representante dos Pais de Turma, tive que acabar por resolver os problemas da Turma junto do Conselho Executivo, eu própria.
Nunca faltei a nenhuma das reuniões da turma dos meus filhos, desde que eles andam na escola, nem como EE, nem como Representante dos EE junto do Conselho Executivo.
Espero estarmos esclarecidos.
E quanto ao seu parágrafo final, ele, por si só, é perfeitamente esclarecedor.

Aeroporto de Alcochete disse...

Pois.
Há quem escreva tanto e tanta barbaridade que depois nem se lembra do que disse.
Não é que isso seja importante, mas com a sua provocação(zinha), tenho de acrescentar o que li:
"Quanto à Associação de Pais, houve reuniões a que fui e, mais tarde deixei de ir.
Não "papo" grupos."
Fim de citação!
Há pais assim. Julgam que as opiniões dos outros não interessam e pensam que lhes chamam super- qualquercoisa mas não percebem porquê.
Egocentrismo, talvez?!

Patti disse...

Eu acho fundamental a partiipação de nós pais em qualquer reunião ou mesmo numa simples actividade escolar.
Nunca faltei a nenhuma nem penso faltar e se por acaso acontecer irá sempre o pai da minha filha. Aliás porque até é hábito irmos sempre os dois.

Educar passa sempre pelo nosso papel interventivo na vida escolar deles. Não é aos professores que isso compete, mas a nós.

E o distanciamento que muitos pais têm na vida escolar dos seus filhos, no acompanhamento nos primeiros anos, no cuidado em ver as matérias, em fazer perguntas interessadas e não o simples: então, a escola correu bem? Tem tido reflexos no aproveitamento escolar dos nossos dias.

Aliás está à vsita de todos nós, que temos filhos nestas idades.

Gi disse...

patti: exactamente; aliás já falámos sobre isto;

Anónimo disse...

Arranjaste-la bonita;)

2 ou 3 achegas: os DT usam essa de "são só 3 reuniões por ano" porque há muita dificuldade em eleger um representante dos Pais e EEs da turma. Ninguém se oferece. Já tive de tirar à sorte.

Os pais deviam participar mais activamente na vida escolar do seu filho e na vida da escola. Mas não é ir para lá mandar bitaites e criticar negativamente os professores só porque sim, nem ir para os Conselhos de turma falar do(a) filho(a).

É verdade que os pais têm direito a dispensa do emprego para se deslocarem à escola, mas nem todos os patrões lhes concedem esse direito.

(Fico a aguardar os documentos prometidos.)

oxenbury disse...

grande Gi, é assim mesmo.
a mesma força e vontade de trabalhar :)

Gi disse...

bell: podes ter a certeza;
Como sou uma presunçosa, gostaria de continuar a presumir que, apesar de estar quase a deixar de ser Encarregada de Educação ... a não ser na parte do pagamento de propinas universitárias, poderei cativar pessoas que por aqui passem para este papel tão importante na comunidade escolar.
Aqui colocarei os documentos, feitos por mim, e que utilizei durante estes anos todos.

Gi disse...

oxenbury: apesar disso há sempre quem nos rotule disto e daquilo mesmo sem nos conhecer de lado nenhum e em primeira abordagem.
Nada de novo na frente ocidental.

Coragem disse...

Concordo plenamente.
O Ano passado fui representante dos encarregados de educação, da minha mais nova.
Este ano, houve ofertas, mas estava disposta a sê-lo de novo.

Não te considero de todo presunçosa, há que afirmar o que fazemos com gosto, e bem.
:)

Beijo

Gi disse...

coragem: ainda bem que houve ofertas, é muito bom sinal.
Espero que estejas mais animada.

Anónimo disse...

Gi
Sorte das turmas que têm mães activas como tu!
Lembras-te quando a professora de desenho rasgou um trabalho dum aluno e o pôs no lixo?
Não fosse haver uma mãe como tu.....
E sei do que falo... os nossos filhos eram colegas de turma.....
Em frente com o movimento!
Olha aceitas sugestões para a sigla?

Ka disse...

Muito bom este post!

Ainda ontem estive na do meu filho e só uma vez faltei mas porque nenhum dos dois podia mesmo!

O tal papel interventivo deveria ser em tudo. Mas claro o nosso problema é cultural e ninguém está para se chatear muito...dá trabalho, é mais fácil a "crítica de café".
Agora mesmo no grupo das pessoas que querem participar muitas vezes há a real dificuldade de por vezes não se conseguir ter um papel mais activo, não por se ser demissionário mas por impossibilidade laboral.

Fico à espera dos próximos posts pois a discussão será animada com toda a certeza :)

Beijinhos

Anónimo disse...

Ainda volto.
É lamentável que família e escola vivam de costas voltadas!
Os pais são acima de tudo educadores, não se podem afastar desse papel, mas o facto é que muitos deles declinam toda essa responsabilidade para a escola!
Grave é que os filhos não tendo leis, educação e regras em casa, não podem obviamente tê-las na escola!
Para ajudar à festa, os pais nem aparecem nas reuniões.... fui a muitas com mais um ou dois pais em turmas de 26 alunos.... ESCANDALOSO!

Gi disse...

fatima: nem quis personalizar as coisas, mas obrigada por teres colocado aqui isto; a Associação de Pais não fez nada, lembras-te?
Tive que ir com aquilo para a frente e o assunto resolveu-se pelo dano menor, que seria bem pior se NADA se tivesse feito.

ka: exactamente; mas quando se falta o Representante dos EE pode fazer passar o que se passou, redundâncias à parte.
Aguarda os próximos posts e perceberás.

Kruzes Kanhoto disse...

Infelizmente não há grande motivação dos pais relativamente à participação na vida escolar. No entanto também não me parece que haja grande interesse da escola nessa mesma participação...Até porque o ensino está virado unicamente para os professores e para os maus alunos.

oxenbury disse...

mas tu tens garra e coragem a dobrar?
responsabilidades c o planeta e c a escola é algo do qual toda a gente foge!

haja mais Gi's por aí perdidas em cada canto do mundo!

Gi disse...

kruzes kanhoto: tens, em parte, razão; mas quanto ao ensino estar unicamente virado para os professores e para os maus alunos, já não concordo ... apesar de achar que do mais alto ao mais baixo, neste País, há uma certa tendência para a desresponsabilização e ao encosta-te a ele e ali e acoli.

Clara disse...

Grande iniciativa Gi.

É engraçado ver a forma como as pessoas encaram este assunto.

Ninguém nasce ensinado e penso que tu Gi criaste aqui um espaço de partilha de expriencias e de reflexão que nos ajudará no nosso papel como E.E.

Bjoca

Girstie disse...

De facto há pais que nada ou pouco se interessam. A minha mãe e encarregada de educação nunca participou em grandes actividades ou associaçao de pais mas sempre me acompanhou naquilo que era necessário, a mim e ao meu irmão, ía às reunião, sabia de tudo. Mas via muitos colegas que não tinham qualquer acompanhamento. Acho que se um dia tiver um filho vou querer saber tudinho!!!

Gi disse...

clara: esperemos, sinceramente, que sirva para outras pessoas.

girstie: fazes tu muitíssimo bem. :)