terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

CONHEÇAM A TERRA DO(S) MEU(S) PAI(S) - 1

Uma das minhas resoluções para 2009 era passar ao blogue os escritos do meu pai, publicados no Boletim Informativo da Casa de Goa durante largos meses, sobre a terra que o viu nascer e onde ele viveu em permanência até aos 27 anos, nunca a esquecendo, sempre a ela voltando, e permanentemente eternizando-a na sua diáspora.
Hoje, começa esse dia.

* O ESTADO PORTUGUÊS DA ÍNDIA abrangia inicialmente todas as terras a leste do Cabo da Boa Esperança que viessem a cair na mão dos portugueses, e não tinha sede. O 1º Vice-Rei, D.Francisco de Almeida (1505-1509), estabeleceu a sede em COCHIM. Durante este vice-reinado Goa, Damão e Diu não faziam parte do ESTADO DA ÍNDIA. Fazia-o já, no entanto, a ilha de ANGEDIVA (15 km a sul do ponto mais meridional da parte continental de Goa), aonde Vasco da Gama aportara em 1498 e Pedro Álvares Cabral em 1500 e onde o referido vice-rei fez construir em 1505 uma fortaleza (Forte de N. Sª das Brotas), a primeira em todo o oriente.

* GOA (ou mais propriamente, a Ilha de Tissuari onde se situam Panjim, Velha Goa, Goa Velha, etc.) foi conquistada por Afonso de Albuquerque por duas vezes em 1510 ao sultão de Bijapur Yusuf Adil Shah ou Adil Khan (Idalxá ou Idalcão para os portugueses): conquistada em 17 de Fevereiro, perdida em 23 de Maio e reconquistada em 25 de Novembro.

* DIU foi cedida pelo sultão de Cambaia -Bahadur Shah- ao vice-rei D.Garcia de Noronha em 1539. O distrito é formado pela ilha com o mesmo nome, o ilhéu Forte do Mar e os minúsculos territórios de Gogolá (fronteiro à ilha) e de Simbor (a algumas dezenas de km a leste).

* BARDEZ e SALCETE (abrangendo então este último concelho também o de MORMUGÃO) foram conquistados em 1543.

* DAMÃO foi ocupado por Portugal em 1559, no tempo do vice-rei D.Constantino de Bragança. O distrito foi enriquecido em 1779/1780 com a agragação de DADRÁ e NAGAR AVELI, cedidos pelos maratas e constituídos em um concelho. Eram enclaves rodeados por território indiano, sem contiguidade entre si e separados também do Damão litoral. O enclave de Nagar Aveli tinha por sua vez dentro de si o enclave indiano de Mechval ou Megual.

* Em 1746 o vice-rei D.Pedro Miguel de Almeida Portugal assaltou e tomou o forte de TIRACOL e o de Alorna (este em Perném, a norte do rio Chaporá), tendo assim obtido o título de Marquês de Alorna. Em 1763/1764 o Rei de Sundém acolheu-se à protecção do vice-rei Conde da Ega Manuel de Saldanha e Albuquerque e ofereceu a Portugal, PONDÁ, SANGUÉM, QUEPÉM e CANÁCONA. Com o apoio dos Ranes foram anexados BICHOLIM e SATARI em 1783, e em 1788 o Rajá de Savantvari ofereceu PERNÉM num tratado de paz.

* Ficou assim completo o mapa de GOA com a sua actual configuração, indo de TIRACOL a norte a ANGEDIVA a sul: VELHAS CONQUISTAS (concelhos das ILHAS, de BARDEZ, de SALCETE e de MORMUGÃO e ilha de ANGEDIVA - séc XVI) e NOVAS CONQUISTAS (concelhos de PERNÉM [com Tiracol]), BICHOLIM, SATARI, PONDÁ, SANGUÉM, QUEPÉM e CANÁCONA - séc XVIII).

* A capital do Estado da Índia foi transferida de Cochim para Goa (hoje Velha Goa) em 1530 no governo de Nuno da Cunha e para Pangim em 1843, sendo Governador o Conde das Antas Francisco Xavier de Silva Pereira. Entretanto a sede administrativa havia sido provisoriamente transferida para Mormugão em 1648 e regressado por ordem régia a Velha Goa em 1712.

Cartoon de Mario de Miranda "scanneado" por Gi

14 comentários:

Anónimo disse...

Não conheço (nem bem nem mal) a história da India portuguesa. Por isso vou estar atenta ao que aqui exponhas. Jinhos

Anónimo disse...

Pois que continues estas publicações, que eu gosto de as ler.

1/4 de Fada disse...

Vou marcar lugar, se faz favor. A stôra de Hist. vai adorar.

Anónimo disse...

dedo no ar...
vou estar na 1ª fila.
O meu Pai ia adorar ler estes posts...já q esteve por lá até quase ao meu nascimento.
;)

Anónimo disse...

adorei.
os blogues também servem para isto.
continua.
há um blogue que costumo ler que é o HERDEIRO DE AÉCIO do Teixeira que falou há uns tempos dos principados da India.
vais gostar.

Ervi Mendel disse...

CANÁCONA está com o acento errado. É na primeira sílaba...

Gi disse...

Ervi Mendel: Lamento informar-te mas Canácona está perfeitamente bem acentuada em Português.

Em inglês, obviamente, nem acento leva.

Patti disse...

Uma delícia, colher tanta informação. Fizeste muito bem postar aqui os escritos do teu pai.
Vai ser um prazer lê-los.

Cláudia disse...

Vai publicando...assim vamos conhecendo não só um pouco o teu pai, mas a historia de Goa :)

Anónimo disse...

Muito interessante. Vou gostar de aprender. BJS.

Anónimo disse...

Que excelente ideia, Gi, partilhar isto connosco. Tal como a Fada, vou reservar lugar na primeira-fila.

Miepeee disse...

Que bela ideia que tu tiveste, nao so me ensinas historia como fazes uma bonita homenagem ao teu pai :)

paulofski disse...

E que venham mais desses. Bora lá!

adrobat disse...

Olá
À procura de "coisas" acerca da Índia vim aqui parar...
Li com atenção todos os post's "Conheçam a terra dos meus Pais" e gostei.
Assim que tiver tempo vou passear mais pelo blog. Pelos vistos meti-me num 31!...
Cordiais saudações
João