terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

COMO EU PASSEI A TER A CERTEZA QUE OS NOSSOS POLÍTICOS NEM A 1ª CLASSE TÊM

PÁTRIA
- Ó Mamã: o Carlinhos chamou-me chinês. Que quer dizer chinês?
- Quer dizer da China, uma terra muito grande e com muito povo, que fica muito longe, lá para o Oriente.
- Mas eu não quero ser chinês: quero antes ser inglês- declara Fernando.
- Eu quero ser francês - diz Carlos.
- Pois eu cá quero ser português. Viva Portugal! - exclama o Mariozinho.
- E tens toda a razão, Mário - diz a mãe dos pequenos. - Portugal teve muitas guerras para ganhar e defender a sua liberdade; venceu muitas batalhas; foi através do mar descobrir muitas terra; foi o maior povo do mundo.
- Então quero ser português! - disse Fernando.
- E eu também! - disse Carlos.
-Tende sempre muito amor a esta linda terra, meus filhos. Foi nela que nasceram os vossos Avós, vossos Pais; e onde também vós nascestes; é a vossa Pátria, é o nossos lindo Portugal. É a Terra da Luz e das Flores, aquela doce Terra que tivemos a ventura de receber de Deus.
In "Livro de leitura para a 1ª Classe do Ensino Primário Elementar"

13 comentários:

Paula disse...

Eu, mulher de ideologia de esquerda (e sem encontrar um partido em que me enquadre totalmente) gostei do texto! Nacionalista, mas nunca ninguém nos disse que não devemos defender o que é nosso!

Unknown disse...

Sinceramente estou farta do derrotismo português e de não valorizarmos em nada a nossa História e o nosso povo.

Concordo com a Blackstar.

Viva Portugal!

Anónimo disse...

Gi: Esclareça-me uma coisaa, por favor. Este livro é actual? Faço a pergunta só por uma razão- É que , sendo actual, falta lá a "deixa" de Deus que deveria ter entrado e dizer:
- Não estejam tão excitados! Quando virem o poviho que vou lá pôr, mudam logo de ideias
PS: Gosto de Portugal, mas nacionalista e de esquerda, juro que não sou. Só de esquerda.

Gi disse...

Este livro é tão actual quanto Salazar ... mas comprei-o na Bulhosa. ;)

paulofski disse...

Ahhhh... se eu pudesse escolher!!!

Precious disse...

É bonito e falta-nos algum nacionalismo.

Si disse...

Mas que esquerda, direita ou centro, nacionalismo ou internacionalismo??
É mau gostarmos do nosso país, das nossas tradições, dos nossos monumentos, da nossa história??
É bom dizermos que o nosso folclore é música pimba e que os trajes são saloios, enquanto aplaudimos acaloradamente o flamenco de Joaquin Cortez??
É virtude conhecermos Cancún, Varadero ou Miami, mas não fazermos a mínima ideia onde fica a Praia da Marinha?
É Salazarismo, concordar que este sentimento de valorização do que já fomos capazes (e do que muito mais seríamos se não fossemos tão preguiçosos e aldrabões), deveria ser mais incutido pela exigência de competências??
A Gi dirá de sua justiça, mas tenho cá para mim que não foi nenhum desses sentimentos com que comecei este comentário que a levaram a escrever este post. Será antes uma lição que os políticos portugueses deviam estudar bem e em que deviam pensar seriamente antes de se comprometerem e compremeterem o futuro deste país...

P.S. Desculpe o testamento, Gi...
Beijinhos

Gi disse...

Si: É exactamente isso! Os políticos portugueses não fizeram, sequer, a 1ª classe ou teriam aprendiudo alguma coisa lendo este texto, como eu o li quando era pequenina.
Aqui há uns tempos adquiri os livros da 1ª à 4ª classe.

PB disse...

Fomos grandes, hoje somos pequenos. Uma triste realidade...
Beijinhos

Diabba disse...

...ou não são portugueses, e estão no governo só para tramar a malta!

Cá para mim são ingleses, e ainda vão pintar esta canto a cor-de-rosa... hehehehe

beijo d'enxofre

Castanha Pilada disse...

Lol! Gostei desta.

Patti disse...

O problema é que desde os descobrimentos, que não há políticos de valor neste país.

Qt ao resto subscrevo a Si inteiramente.

Borboleta disse...

Acho que a função dos politicos tem vindo a mudar deste alguns largos anos...tipo a tecnologia...a diferença é que eles não melhoram!

Quanto a portugal...sem querer copiar nada, mas a si tem razão!