segunda-feira, 8 de outubro de 2007

DAQUI PARA DALI

Desde 01 de Agosto e até 04 de Novembro, 285 peças de Salvador Dali, entre desenhos, esculturas e quadros originais, estão expostas no Palácio do Freixo, entre as 10:00 e as 22:00,de segunda a quinta-feira, e de sexta a domingo (incluindo feriados) das 10:00 às 24:00.
Estas peças, que são propriedade da Fondazione Metropolitana de Milão, Itália, inclui algumas das obras mais emblemáticas de Salvador Dali da Colecção Clot (obras originais certificadas).
"Mulher Nua Subindo a Escada", "Cavalo com Jóquei Tropeçando", "Homem sobre Golfinho", "Perseo" "Trajano a Cavalo", "Dom Quixote Sentado", "Elefante Cósmico", "Gala Gradiva", "Mercúrio", "Divindade Mostruosa", são algumas das esculturas monumentais que podem ser admiradas.
Quanto aos trabalhos gráficos, destaca-se a "Bíblia Sagrada", composta por 150 litografias, "Fausto" (12 litografias), "Gargantua e Pantagruel" (25 litografias) e "Tricórnio" (20 xilografias), entre outras obras deste artista espanhol.
Os ingressos para o público em geral custam quatro euros e dois euros para clientes da Caixa Geral de Depósitos, seniores (mais de 65 anos), sendo gratuitos para crianças até aos 12 anos.
Fonte:© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A
Vão lá, vale bem a pena!
Dali, mandou a seguinte mensagem, dali-onde-ele-está, a uma das viajantes, gentilmente reencaminhada para mim: “A vós todos gentis meninas bonitas e também formoso cavalheiro, quero dizer que a minha alma está parva e eternamente agradecida pela honrosa visita que ontem foi feita à minha exposição no Palácio do Freixo. Compromissos já tomados não me permitiram receber-vos à porta como seria meu desejo.”
Gente importante é tratada assim.
:)
.........................
O Palácio do Freixo localiza-se na freguesia de Campanhã, na cidade do Porto.
Este edifício foi mandado construir, em meados do século XVIII, pelo Cavaleiro da Ordem de Malta, Vicente Távora e Noronha, tendo sido habitado posteriormente por outros descendentes até que, em 1850, foi vendido a António Afonso Velado que, em 1866, foi condecorado Barão do Freixo e posteriormente visconde do Freixo.
................
Foi a primeira vez que fiz uma viagem de longo curso, de comboio, em Portugal e, garanto-vos, vale bem a pena: serviço *****, horários cumpridos, paisagens espectaculares!


4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia.
Só pela descrição já vale a pena a visita!
Bonita a mensagem do Dali. Vê-se que ficou sensibilizado com a visita do gupo! É um artista sensível, e os colaboradores que estão no Palàcio do Freixo, reparam efectivamente nos visitantes.
Nunca tive dúvidas de que vale a pena ir daqui para Dali

Unknown disse...

Pois apesar do mal que nós gostamos de dizer de tudo o que é serviço em portugal vai-se muito bem de lisboa para o porto de comboio, o porto é uma cidade linda e a exposição do DALI tb quero ir ver assim que puder!

Anónimo disse...

Eu já tinha feito essa sugestão no Stones Group 06, remember?!

Gi disse...

Soul Brada: Até pode ser, éramos tantos!