A quem possa, eventualmente, interessar...
COMUNICAÇÃO Nº 3 DE MÃE DE TURMA
PARA: COLEGAS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO 7º C
DE: MÃE DA TURMA
ASSUNTO: 1º CONSELHO DE TURMA DISCIPLINAR
No dia 12.11.03, às 11H45, realizou-se o primeiro Conselho de Turma Disciplinar deste ano lectivo, para a turma dos nossos filhos.
Como é óbvio, não vou aqui informar os Encarregados de Educação sobre o aluno(a) ou alunos(as) alvos de processo disciplinar, uma vez que o/a(s) visado/a(s) e o(s) respectivo(s) Encarregado(s) de Educação têm conhecimentos dos factos.
Estiveram presentes o Presidente do Conselho Executivo, todos os professores da turma, o delegado de turma e a mãe de turma.
Como Mãe de Turma, vou apenas informar os Encarregados de Educação de que, não se tendo atingido, ainda, dois meses de aulas já ter tomado parte em três Conselhos de Turma, todos eles com características diferentes, o que é, de facto, extraordinário. O normal é um Conselho de Turma por período, o que nem sempre acontece. (O ano passado, como Mãe de Turma, assisti, apenas a um único Conselho de Turma).
Informo, igualmente, que estes Conselhos de Turma, como é fácil de apreender, acarretam transtornos, não só para os professores mas, principalmente, para a Mãe de Turma que tem de deixar de parte os seus afazeres profissionais para se deslocar, e no caso desta turma há três semanas seguidas, ao estabelecimento de ensino dos nossos educandos.
Sensibilizava, assim, os Encarregados de Educação para continuarem a “batalhar” nos princípios para que a Mãe de Turma vos chamou a atenção na sua 1ª comunicação porque, apesar de tudo e malgrado este Conselho de Turma disciplinar, os professores informam que as nossas crianças “estão um bocadinho melhor”.
Alerto-vos e sensibilizo-vos, igualmente, para o facto de este Conselho de Turma Disciplinar ter tido medidas disciplinares sancionatórias, e que serviu como exemplo para o que poderá e, se nada for feito da nossa parte para ajudar os professores, continuará a acontecer, em termos disciplinares, com consequências cada vez mais gravosas.
Grata pela atenção dispensada.
Melhores cumprimentos.
G
Oeiras, 13 de Novembro de 2003
c.c.: Directora de Turma
9 comentários:
O quê?? Ainda agora começou a escola e jé há um Conselho Disciplinar?? Começam bem...
Ai m, m ... e mais não digo. ;(
Porque não usas a expressão Representante dos Encarrgados de Educação. Mãe de turma é 1 pouco infantil.
aespumadosdias: Achas? Achas que Representante dos Encarregados de Educação diz alguma coisa a muita gente que só teve a possibilidade de fazer a 4ª classe e, muitas vezes, nem isso?
Sabes que estas pessoas conhecem melhor a expressão Chefe de Turma (usada em tempos que já lá vão para designar o Representante dos Alunos) e, portanto, se identifcam melhor com esta expressão?
A expressão "Mãe de Turma" não foi inventada por mim ...
Mas isto são meros detalhes, sejam eles infantis ou não, o que interessa é fazer passar a mensagem e se tiver que ser com desenhos, histórias, parábolas e contos, que seja!
Espero ter-te esclarecido. :)
Outra coisa: como deves ter reparado isto são documentos de 2003; qualquer um é livre de os copiar e alterar, utilizando termos que ache mais convenientes.
Em quatro anos de escola (ciclo) ainda não tive de ir a nenhuma reunião de conselho disciplinar.
Em algumas escolas deve ser o pão nosso de cada dia, ou não, porque agora a ministra ralha a quem castiga os meninos, e noutras acontece muito esporadicamente.
Mas esta tua comunicação aos encarregados de educação, será muito útil no futuro, quando e se tal vier a acontecer.
Já te disse que em qualquer país escandinavo te dariam provavelmente o ordenado mínimo, não já?
patti: Já me disseste já ... se calhar também levava com um balázio, o que é que achas?
Ups... my mistake... so sorry... lolololol
Ajudar os professores é expressão chave!
Enviar um comentário