terça-feira, 7 de abril de 2009

DIA NACIONAL DO MOINHO

Bom Dia, Sr. Moinho
Porque o vejo tão tristinho?
É por causa do Manel Moleiro
Bate a sorna no celeiro
E não vem fazer pãozinho.
Olhe as suas velas ao vento
Não lhe dão algum alento?
Estou quase na mó de cima
Para a total auto-estima
Só me falta o alimento.
Sabe que hoje é o seu dia?
Faço anos? Não sabia!
É o Dia Nacional
do Moinho em Portugal
Oleiam-me a maquinaria?
Alavancas e roldanas
mós e outras traquitanas
Ó Moleiro, Ó Manel
Olha-me p'ra este granel
Está tudo de pantanas!
Anda cá, ó molengão
Vê lá se me enches de grão
Hoje há festa, vem a banda
Há que mostrar que na Holanda
Não conseguem melhor pão.
Não estejas assim, amigo
já aqui estou mais o jerico
O diacho do moleiro
dorme a sesta o dia inteiro
no meu fofo colchão de trigo.
Qual é a pressa, afinal?
Vai haver um arraial?
De porrada, sim senhor
Vá, andor, andor, andor
Que já aí vem o maralhal.
Ti Sócres vem a caminho
Mais o seu belo Governinho
Ti'Ana faz as bifanas
Ti'ntol já está bezanas
Hoje é Dia do Moinho.
foto minha

16 comentários:

Vício disse...

para quando está prevista a chegada de D. Quixote?

Si disse...

Ora, ora, que bem resultam os limericks, numa trama socrática e quixotesca, retrato fiel deste país!!!
Sedona Gi, digo-lhe uma coisa, tiro-lhe o chapéu (mas depois devolvo) com uma reverência sanchopâncica a este poema!!

aespumadosdias disse...

Ouvi na rádio.
É bom entrar dentro de um moinho.
Há muitos que foram transformados em casas.

Silent Man disse...

D. Quixote ou o tipo da Administração Interna? São ambos parecidos! :)

Pensem assim e fiquem como o D. Sebastião! Há-de chegar numa noite de nevoeiro e tal...

Ou como o salvador que o Benfica precisa...

Ahã...

Beijinhos

paulofski disse...

GIgantes, míseros gigantes para TiSocres combater.

kris disse...

Acho os moinhos mágicos...bem ando à caça deles para os fotografar..mas ainda não tive o ângulo certo!mas não me fogem!!!

Patti disse...

E qual é a zona do país onde há mais moinhos?
Bem que podias ter 'ajuntado' às tuas palvrinhas tão bonitinhas...

Gi disse...

Si: Isto não são limericks apesar de serem quintetos e os 3º e 4º versos rimarem entre si e os outros três entre eles. ;)
Nã me tira o chapéu nã Sedona Si, quéu nã uso chapeu; de quando em vez enfio a caprapuça. ;)

Patti: Eu acho que é a zonoa Oeste. Não tenho a certeza, diz-me tu.

Patti disse...

Of course que é! Eu tenho uma costela de pai 'oesteana' e já brinquei em muito moinho, ah pois!

Cláudia disse...

Gostei da foto e viva o Moinho :)

Anónimo disse...

Isto por aqui anda muito poético. Será da Páscoa?

Gi disse...

Carlos Barbosa de Oliveira: A Passagem é poética?
Quem me dera ser poeta, apenas rimo.

Fatima disse...

Cheira-me que este moinho, fica ali para os lados de Serpa... a caminho...!!!

Kok disse...

Ainda que crianças tenham morrido ou ficado feridas quando brincaram em moínhos, não deixo de pensar que também eles (os moínhos) estão morrendo.
Eu gosto de moínhos, decerto porque houve tempos em que vivi perto deles e os ia visitar para ver as mós a rodarem.
Porque nesse tempo ainda não era possível "brincar" por SMS...!

Kok disse...

Ah, voltei atrás só para dizer que gostei dos versos.

Gi disse...

Fátima: Tens mau faro. Fica na zona do oeste. :D