terça-feira, 23 de setembro de 2008

REGRESSO ÀS AULAS - REUNIÃO DE CONSELHO DE TURMA INTERCALAR

A quem possa, eventualmente, interessar...
COMUNICAÇÃO Nº 2 DE MÃE DE TURMA

PARA: COLEGAS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO 7º C
DE: MÃE DA TURMA

ASSUNTO: 1º CONSELHO DE TURMA (INTERCALAR)


No dia 05.11.03, às 16h30, realizou-se o primeiro Conselho de Turma Intercalar deste ano lectivo, para a turma dos nossos filhos.

Este Conselho de Turma teve como Ponto Único da Ordem de Trabalhos :

Elaboração do Projecto Curricular de Turma

Antes da Ordem de Trabalhos foi lida a Comunicação feita pela Mãe de Turma aos restantes colegas Encarregados de Educação, tendo os professores unanimemente informado que se tinha notado uma certa melhoria nas nossas crianças, talvez fruto desta mesma comunicação.

Elaboração do Projecto Curricular de Turma

A Mãe de Turma, neste Conselho, limitou-se apenas a assistir, uma vez que o Projecto Curricular de Turma diz, apenas, respeito aos professores dos nossos educandos, coordenados pela Directora de Turma, tendo, no entanto, de ser elaborado e aprovado em Conselho de Turma, no qual a Mãe de Turma tem assento.

No entanto, para os Encarregados de Educação que não o saibam, passo a explicar o que significa o Projecto Curricular de Turma, consignado no Decreto-Lei Nº 6/2001, de 18 de Janeiro.

A Escola tem o seu próprio Projecto Educativo (PEE)

“O Projecto Educativo é o documento que consagra a orientação educativa da escola, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais a escola se propõe cumprir a sua função educativa.”
Decreto-Lei Nº 115-A/98, de 4 de Maio - Artº 3º, ponto 2, al. a)

PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA (PCE)
O Projecto Curricular de Escola é o primeiro nível de concretização do Projecto Educativo de Escola:
É a forma como cada escola assume o seu conjunto de opções e prioridades de aprendizagem, delineando os modos estratégicos de as pôr em prática, com o objectivo de melhorar o nível e a qualidade de aprendizagem dos seus alunos, ou seja, o PCE define as grandes opções da escola, de acordo com as metas previstas no PEE.
É elaborado, portanto, em função do Currículo Nacional e do Projecto Educativo da Escola, reportando-se à escola no seu todo, e a sua elaboração pertence aos órgãos de gestão da escola.

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (PCT)
Considerado como o segundo nível de concretização do Projecto Educativo de Escola, o Projecto Curricular de Turma constitui o último estágio da acção educativa.

O PCT, com base no PCE, adequa-se à especificidade de cada turma e a sua elaboração é da competência do Conselho de Turma, bem como a sua aprovação.

O Projecto Curricular de Turma deve, portanto:
a) Subordinar-se aos objectivos e orientações do Projecto Curricular de Escola e ao Projecto Educativo de Escola.
b) Adequar-se às características próprias da turma e dos alunos que a compõem materializando as suas motivações, interesses, dificuldades, ou seja, as características que a diferenciam das outras turmas.

Conteúdos do Projecto Curricular de Turma

• Caracterização da turma e dos alunos, ou seja, a análise da situação da turma em termos sócio-económicos, culturais, o nível etário e o desenvolvimento psicológico, o que os alunos esperam dos professores, a motivação e o interesse dos alunos, o seu passado escolar, a situação das famílias e o seu envolvimento na vida escolar dos alunos, os “casos-problema” e situações merecedoras de atenção especial.
Para exemplificar este ponto: A turma tem uma média etária de 12 anos, tem na maioria um irmão e vive com os pais, estudam no quarto, esperam que os professores sejam amigos e competentes, etc., etc.

• Dados de avaliação diagnóstica
Enumerou-se os alunos com problemas e as suas dificuldades.

• Identificação de problemas e definições de prioridades educativas tendo em conta o diagnóstico realizado pelos diferentes professores, quer ao nível dos conhecimentos, quer das capacidades e atitudes;

• A identificação dos diferentes ritmos de aprendizagem e necessidades educativas especiais dos alunos, promovendo a respectiva articulação com os serviços especializados de apoio educativo, tendo em vista a superação das dificuldades.
Foram definidas as crianças que necessitam de apoio escolar sendo esse facto do conhecimento dos Encarregados de Educação respectivos.

• Definição das competências transversais (1) consideradas prioritárias pelo Conselho de Turma para a turma.
(1) Competências transversais são as estratégias que vão atravessar todas as áreas de aprendizagem dos nossos educandos.
• A adaptação, por cada professor, dos conteúdos/competências essenciais (2) da sua disciplina/área disciplinar.
(2) Competências essenciais são os saberes que se consideram fundamentais para que os alunos compreendam os conteúdos e os processos de cada uma das disciplinas.

• Definição de uma estratégia educativa global para a turma.
As estratégias globais foram definidas no Conselho de Turma Extraordinário, e foi dado conhecimento das mesmas aos Encarregados de Educação pela Mãe de Turma.

• Definição e articulação das situações/actividades a desenvolver no âmbito de cada área curricular disciplinar e não disciplinar

• Acção a desenvolver pelo Conselho de Turma
Acompanhamento e avaliação periódica do desenvolvimento do Projecto Curricular de Turma, tendo em vista uma revisão em tempo útil.

O Projecto Curricular de Turma é muito importante para a Turma porque, ao clarificar para professores e alunos os problemas existentes, ao definir prioridades e o caminho a percorrer para as ultrapassar, bem como a avaliação desse caminho, facilita a organização da turma e a sua gestão, em termos de aprendizagens.


Grata pela atenção dispensada.

Melhores cumprimentos.

G

Oeiras, 07 de Novembro de 2003

c.c.: Directora de Turma

7 comentários:

Maísa disse...

Exactamente. Muito correcta toda esta informação.
:-)))))))

Anónimo disse...

Aiiii... estas coisas deste nível de ensino aborrecem-me de morte... E a minha filhota que vai a caminho... Acho que te vou nomear para mãe adoptiva em conselhos de turma. Ai vou, vou.

Anónimo disse...

Grande mãe!

Acrescento apenas que a participação dos EE é fundamental principalmente na definição das competências transversais, que muitas vezes estão ligadas a problemas comportamentais, estabelecendo-se estratégias de acção que deverão ser muito acompanhas pelos EE

Os pais não se podem demitir da educação dos seus filhos deixando-a nas mãos dos professores, que o tentam fazer muitas vezes sem sucesso, devido a essa falta de apoio.

Sem disciplina e trabalho não há aprendizagem. E é muito difícil incutir estes valores nos nossos jovens habituados a ter tudo de uma forma muito facilitada.

Continua mãe de turma! :)

Paula disse...

Bem, eu continuo a dizer que tu não existes! :)

De certeza que já acompanhaste outros representantes de E.E. Eles não fazem isso! Aparecem às reuniões, nada têm a dizer e nada comunicaram, porque ninguém lhes perguntou... Habitualmente é assim!

Gi disse...

d.antónia ferreirinha: obrigada; só espero que ajude.

susana:a maioria pensa assim; achas que crie um franchising"?

clara: Diferente? Talvez! :D

blackstar: Infelizmente, acho que é assim pelo "feedback" dos professores.

Anónimo disse...

Querida, bora lá que eu apoio-te. Também prometo que te apoio em todas as organizações desportivas, em troca da parte das reuniões.
Eheheh!
Olha que eu estou a brincar. Eu sou das que acompanha os piquenos! Levo um arraial de "lixo" para o infantário "reciclar", ajudo a profª da minha filha com coisas de computador, aquelas coisas todas.
Mas não tenho paciência para reuniões "atrasadas mentais"... onde, por exemplo, se discute se se fecha ou não um portão da escola, porque dá muito jeito aos pais que fique aberto, ainda que os filhos corram o risco de sair da escola, serem raptados, serem alvos de booling e afins. É que há quem insista que o portão deve ficar aberto... em prol do antigamente...

Anónimo disse...

Bem, pensando melhor, se a organização desportiva for grande quero ficar rica!