sexta-feira, 31 de outubro de 2008

LOBANTUNICES/LOBOGINIA

Vá lá desta vez soube da notícia bastante antes do acontecimento.
O SENHOR Lobo Antunes vinha à Biblioteca Municipal de Oeiras.
Peguei na minha tecnologia de ponta e dei a notícia à Patti.
Ela bem montada na ponta da tecnologia dela retorquiu i-m-e-d-i-a-t-a-m-e-n-t-e: 'Bora??
Eu: 'Bora!
(Tenho cá para mim que o Arquipélago das Insónias fica em Bora Bora)
E lá borámos no dia aprazado e bem antes da hora marcada para vermos o SENHOR;
Acompanhado de Carlos Vaz Marques O SENHOR chegou atrasado [grrrrr] deitou-nos a língua de fora [o malandro] sentou-se.
Carlos Vaz Marques faz a primeira pergunta.
ALA (leia-se sem acentos apesar de eu e a Patti o chamarmos O SENHOR) disse:
O Carlos tem uma voz linda, se fosse mulher não me escapava.
[Voz linda tem o SENHOR, se não tivesse uma linda voz cá em casa também o SENHOR não me escapava]
E a conversa correu fluída (da parte séria já falou a Patti, aqui neste post).
Falou das mulheres e dos seus gestos elegantes na cozinha e nos vários trabalhos domésticos os homens não têm graça nenhuma [pois sim SENHOR o que vale é que o SENHOR é giro e engraçado e que me caiu em graça].
Escreve na cozinha [havia de ter uma mulher lá em casa e não teríamos escritor].
A sua casa foi um antigo bar de alterne;
Não tem telemóvel, multibanco, computador.
(Olha maravilhado para quem percebe dessas coisas)
Tem um telefone fixo que raramente toca.
[Toca o telemóvel da senhora ao meu lado; atrapalhação, sussuros, incómodo de Vaz Marques, Lobo Antunes impávido. Ai Patti que não desliguei o meu, mas o meu também nunca toca...]
Escreve em blocos semelhantes aos blocos de receitas que o pai tinha.
(Falou com amor do pai e comovi-me)
Depois passa o que escreve para folhas A4.
Tinha um Nissan pequeno, mas um dia -já ganhando dinheiro sonante- depois de ter estado a pintar umas paredes e ainda sujo de tinta passou por um stand e viu um carro lindo topo de gama que adorou.
Entrou e o vendedor disse: "Este carro não é para si".
Vem de lá o responsável pelo stand que reconhecendo-o e capaz de engolir o sapo do vendedor, cheio de salamaleques diz: Faço-lhe um desconto "substancial" (parecia mesmo um Secretário de Estado) se se descair de vez em quando sobre o local onde comprou o carro.
Se houvesse 2 tinha trazido, mas trouxe aquele porque o vendedor lhe disse aquilo. Tem saudades do Nissan, este é enorme, com pouca brecagem, uma banheira, por certo.
[Toque de mensagem do meu telemóvel, eu sentada em cima do casaco onde o telemóvel estava, vai de ter que desligar aquela merda, não sem antes ter visto que era a inoportuna da Margarida Rebelo Pinto -que já me tinha ligado de manhã- a escrever-me às 23H00 sobre o Cancro da Mama ... Invejosa, já te tocavas, pá!]
Disse que muitas vezes utiliza frases ouvidas no quotidiano. Que os tradutores se vêem aflitos com expressões como "Alto lá com o charuto".
[Provavelmente, no próximo livro] esta expressão -que uma das filhas ouviu numa discussão-vai ser utilizada [só para irritar os tradutores]
Dou-te um murro que dás três voltas à cueca sem tocar no elástico.**

Findo o café [virtual] com letras, deu-se a palavra aos que escutavam.
[Não fosse a Patti estar comigo e fazer uma pergunta erudita, eu teria feito uma das minhas; não disse à Patti mas ela esteve perto de ter uma apoplexia]*
[Não vos tinha ainda dito que ele tem um sorriso traquina, um olhar maroto e é giro]
[Também não vos tinha dito que ele tem tiradas de humor em que continua a falar normalmente pelo que nem temos possibilidades de rir ou estaremos a rir de nós próprios]
Depois numa fila de prioridade duvidosa passou-se aos autógrafos.

Chegou a minha vez, olhou-me demoradamente, enquanto afagava para cima e para baixo a página do MEU livro...
[Ficou a pensar quais eram as letras com que escrevia o meu nome, por certo]
Repetiu o meu nome.
Autografou o MEU livro e disse-me:
Obrigada, minha Senhora.
Senhora, eu? Umpfff!
Já não se fazem Lobos como os de antigamente, daqueles que diziam quando entrevistado:

- Natália Correia diz que "a poesia come-se", o que é que tem a dizer sobre isto?
- É por isso que ela é tão gorda.

* Que escritor assim da minha idade e giro como o SENHOR nos aconselha? À excepção desse belo espécimen da Literatura Contemporânea Portuguesa - José Rodrigues dos Santos (not)
** Evitou-se de ouvir esta expressão dita pela voz melodiosa da minha tertuliante companheira.
*** ,,,,,,,,,,,,,,,,, ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; ::::::::: ............., para utilizarem onde vos der mais jeito, que a pontuação é para os leitores, não para os escritores. ;)

...........

Hoje, às 18h30, pareceremos bandos de pardais à solta as tordas, com o Tordo, porque nunca se sabe quando/quanto os autógrafos nos poderão valer em tempos de crise.

19 comentários:

Patti disse...

Está excelente, amiga!
Ele é o cúmulo do humor, peculiar já se sabe!
E tu toda sorridente aí na foto ah, toda contente com o autógrafo do SENHOR, a mirares os seus belos olhos azuis.

Ai de ti se me fazias aquela pergunta ao SENHOR!
Eu contava a toda a gente que a Margarida Rebelo Pinto te telefona, ahahahahahah.

Anónimo disse...

Eu também ADORO este Homem =)
E ainda não tive a felicidade de o olhar num momento assim. Obrigada pela partilha ;)

Pitanga Doce disse...

Explica lá este sorrisão nada virtual. Queres ser a nova personagem do próximo livro, acertei?

E que raios de implicância com a Senhora Margarida? Ela também já me telefonou um dia. Foi quando estava a escrever Alma de Pássaro. Sabem aquela frase? "Margarida, não sejas tão densa". Fui eu que a indiquei. Só que era "Mila, não sejas tão densa". Eu disse densa e não tensa. Mas vocês não percebem nada disto, que vocês não lêem a loura. Isto é só entre "nós, escritoras". ahahaha

beijos e bom dia

Anónimo disse...

Bem, já deixei comentário sobre o evento e a minha boa relação ( ao nível da leitura apenas, porque ele não me telefona...) com Lobo Antunes na vizinha Patti.
Agora resta-me dizer que o seu testemunho está o máximo! Tenho pena é que não tenha feito a tal pergunta... só para saber a resposta, claro.

Vera disse...

Bem Gi! Para a próxima podes pegar na tecnologia de ponta e avisar esta amiga virtual, bora? Hoje bem que eu queria ir convosco mas tenho uma "sobrinha" a fazer anos!...querem levar os meus livros e recolher os autógrafos?
Divirtam-se e digam ao João Tordo que são amigas virtuais da Vekiki que comenta por lá...:)
Quanto ao ALA, ele é um MUST! Sempre achei...hei-de conhecê-lo, um dia...

Last Lion disse...

Ok... o ignorante voltou para falar de livros...
Oh Gi... o que me aconcelhas mesmo? :P
abreijos!

Coragem disse...

Ficou tudo curioso, com a suposta pergunta, ao senhor, e eu, não sou excepção.
Ora conta lá... ;)

V. disse...

É realmente curioso o modo como as pessoas diferem no que as motiva. Eu guardo os meus Saramagos autografados com muito amor e carinho, nem pensar em ver-me livre deles. Não há crise que valha a pena desfazer-me deles.

**

Bom fim de semana

Filoxera disse...

Está visto que tenho de me manter a par do site da Biblioteca de Oeiras, para não perder iniciativas como esta...
Beijinhos.

Gi disse...

lionmaster: Já te disse o que deverias ler;
AconSelho-te a ler, ler muito, se não for Harry Potter, outra coisa que gostes; mas lê. ;)

coragem:a pergunta (que eu não pus) está no post: o 1º parágrafo a rosa.

filoxera: Oeiras e outras a que tenhas acesso. Obrigada pela visita.

LeniB disse...

Guarda esse livro religiosamente: ainda te pode salvar no meio de uma crise!!

PDuarte disse...

não li nada do post sobre o ALA.
só mesmo um bom fim de semana.
eu vou trabalhar agora.
sim agora.
já.

Girstie disse...

Eu não posso dizer que seja fã do sr até porque nunca li nada dele (shame on me) mas não é por isso que o deixo de admirar.
E pela descrição, parece ter sido um óptimo serão pelo que te invejo (não é bonito, mas é verdade :D)

Tá-se bem! disse...

Inté parece que estou a imaginá-las... ehehehehe
Eu também acho as mulheres graciosas na cozinha ... ahahahaha :p

Beijocas ;))

Maria Manuela disse...

Esse Senhor faz parte da minha vida há muito, mas muito tempo, e curiosamente nunca me cruzei com ele. Talvez melhor assim, porque se bem me conheço ou ía ficar com ar de múmia gaga ou não saía dali enquanto não tomasse um café comigo !!!

:)

Gi disse...

lenib: espero não precisar, mas nunca digo nunca ... há tanta coisa de ue precisamos de nos separar/desfazer em tempos de CRISE (e eu já passei por isso);
NUNCA é palavra abolida do meu dicionário.

girstie: eu não considero a inveja um sentimento negativo, globalmente, falando.
O ciúme, sim. :D

maria manuela: acredito; ele é cativante, charmoso, e tem consciência disso. ;)

Paulo Tomás Neves disse...

Despertei para a escrita do António Lobo Antunes com o Fado Alexandrino, desde então anseio pelos seus livros, leio as entrevistas, escuto e vejo os programas nos media, visito as suas aparições. Para mim ALA é uma lenda viva.
Bom fim-de-semana

aespumadosdias disse...

Já pensei em ir lá ver essas conversas. Mas é longe da minha casa. O Carlos Vaz Marques é um grande entrevistador.

Cláudia disse...

O teu sorriso diz tudo :)