segunda-feira, 16 de março de 2009

UM RAFEIRO PERFUMADO

Ontem, finalmente, fui ver o filme com mais óscares referentes a 2008.
Tive que esperar, porque eu tenho um cinema de bairro e, portanto, aguardo pacientemente que os filmes se apresentem por lá.
Há muito tempo que não estava tão excitada e expectante por ver um filme.
Ontem foi esse dia.
Confesso-vos que, no princípio chorei, devo ter sofrido logo um anti-clímax; chorei de comoção, por ver retratada uma realidade que me habituei a presenciar. Depois não mais voltei a chorar.
Apesar da ideia que presidiu ao filme -ainda não li o livro- ser interessante e original, consegui, a partir de certa altura, ver que a realidade não é um filme; e que o facto de no jogo da roleta que é a vida a resposta vencedora ser sempre a D de DESTINO, porque a nossa vida está escrita desde que nascemos, é muito, muito lata.
Sou daquelas que acredita que nascemos com códigos de alma que podem ser reescritos por nós ou por outros; que se esses códigos nunca forem mudados levamos uma determinada vida do princípio até ao fim, se abrirmos todos os nossos códigos e os utilizarmos nunca poderemos dizer que "ESTAVA ESCRITO".
Por tudo isso, achei este filme, um filme sobre um rafeiro muito perfumado, porque acreditem, se o cinema tivesse cheiro, os espectadores ocidentais, quais turistas acidentais, teriam posto um dedo no nariz e até fechado os olhos, como, aliás, fazem quando vão à Índia.
Quanto às crianças protagonistas do filme, mereciam óscares.
Na Índia sempre me fascinou os olhos das crianças, em todas elas conseguimos sentir o MUNDO, independentemente da realidade em que vivem;
Eu também tive uns olhos assim. Depois vamos crescendo, tornamo-nos adultos, e esses olhos perdem-se e tornam-se iguais a todos os outros olhos, sem Mundo.
A banda sonora, essa sim, merecia um filme.

9 comentários:

Si disse...

Ainda não vi o filme e já tinha dito que, provavelmente, não o iria ver.
Por todas as razões e mais alguma, sendo que as opiniões de quem lá esteve e viveu o que é a Índia, são coincidentes e têm bastante significado para mim.
Mesmo à distância, por livros e reportagens, o contraste entre as suas belezas e as suas misérias, que se misturam em cada olhar, é esmagador.
Não fui ver o filme, como provavelmente não terei coragem de ir, nunca, à Índia.

Ka disse...

Este filme é fabuloso e considero que os óscares foram inteiramente merecidos!

Pena que toda a gente não o veja no cinema pois a fotografia está muito boa e num ecrã normal perderá um bocado.

Beijos

Anónimo disse...

Já deixei as minhas impressões sobre o filme, ainda antes da cerimónia dos Óscares. Mereceu todos os que ganhou.
Tive uma reacção semelhante à sua no início do filme, tenho igual fascínio pelos olhos das crianças e também eu já tive uns assim.
Gostei particularmente, no seu post, da alegoria sobre o rafeiro perfumado. Retrata fielmente a verdade... o queme deixa com um ligeiro amargo de boca.

aespumadosdias disse...

Tenho de ir à fnac ver se há a banda sonora.

Rafeiro Perfumado disse...

É impressão minha ou isto foi uma boca à minha higiene pessoal? ;)

Gi disse...

Rafeiro Perfumado: É mesmo impressão tua; foi um ossito que te ofertei contra o mau hálito; gostaste? ;)

Mozka Tché Tché disse...

Compreendes agora a minha grande luta com os críticos do Público?

paulofski disse...

Ainda não vi o filme mas o Rafeiro já!

Filoxera disse...

Alambazei-me: trouxe este e o Mandela, Meu Prisioneiro, meu amigo.